Oliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]Aquino, Luciana Fernandes de2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13324Resumo: A história ensinada atualmente para as crianças na escola pública brasileira, por meio de livros didáticos, foi construída ao longo de um processo que extinguiu a disciplina de Estudos Sociais e formalizou a especificidade da História escolar, destinada ao que hoje se conhece como anos iniciais do Ensino Fundamental Situar-se nesse processo é referencial para compreender um importante aspecto do ensino de História, de modo particular, e da educação básica, de modo geral Com o objetivo de explicar esse processo, analisam-se, inicialmente, as discussões sobre a descaracterização da História pelos Estudos Sociais e acerca das exigências de avaliação dos livros didáticos Em seguida, examinam-se os Guias do Livro Didático do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e os próprios Livros Didáticos entre os anos 1996 e 216, divididos em dois grupos: o primeiro, Guias e Livros das edições do PNLD dos anos 1996, 1998, 2/21 e 24; o segundo, Guias e Livros das edições do PNLD dos anos 27, 21, 213 e 216 O primeiro grupo corresponde a um período que se pode denominar construção de propostas para o ensino de história às crianças, já o segundo grupo corresponde à formalização dessas propostas Essa investigação parte da categoria analítica de código disciplinar, como formulada por Raimundo Cuesta Fernández, mas reelaborada e adaptada ao objeto da tese, a fim de problematizar, dimensionar e interpretar esse processo de reformulação da História como uma disciplina do currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental Ao final, a pesquisa identifica a centralidade do trabalho orientativo das comissões responsáveis pela produção dos Guias na reformulação da História escolar para crianças, em um processo marcado pela dinâmica de permanências e de mudanças, com destaque para as ressignificações e as superações da teoria dos círculos concêntricos e da abordagem factual e cronológico-linear que definiram os Estudos Sociais Ademais, houve a emergência de eixos temáticos, diferentes temporalidades, linguagens e sujeitos, em vista do “pensar historicamente” e das formações crítica e democrática que delineiam os atuais contornos da História escolar nos livros didáticos dos anos iniciais do Ensino FundamentalEnsino fundamentalHistóriaEstudo e ensinoLivros didáticosEnsinoStudy and teachingTextbooksCurriculaEducation - HistoryA reformulação da história escolar para crianças no Brasil : um estudo dos guias do PNLD e livros didáticos (1996-2016)Tese