Gimenez, Telma [Orientador]Sachs, Guilherme2024-05-012024-05-012011.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13241Resumo: Este trabalho analisa a obrigatoriedade da oferta da língua espanhola no Brasil visto a partir da abordagem do ciclo de políticas (Ball, 1994; Mainardes, 26; 29) Por meio do referencial teórico-metodológico de Ball, busca-se entender tal política em dois de seus principais contextos: contexto de influência e contexto de produção de textos No primeiro circulam os discursos de diversos setores da sociedade em um embate a fim de direcionar a política e no segundo temos os textos que representam a política em questão (leis, decretos, parâmetros, orientações etc) Para a análise do contexto de influência, buscamos considerar os discursos de importantes setores com interesse na promoção e/ou divulgação do ensino de Espanhol nas escolas: IC, jornal Folha de São Paulo além de discursos oriundos do meio acadêmico No contexto de produção de textos, foram considerados os seguintes textos: Lei 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, no que diz respeito ao ensino de línguas espanhola, as Diretrizes Curriculares de Línguas Estrangeiras do Estado do Paraná (28), o texto da lei 11161/25 e a Instrução 11/29 da SUED/SEEDPR Este estudo propõe-se a apresentar pontos problemáticos tanto no contexto de influência quanto de produção de textos, a fim de promover discussão em torno da política de promoção de Espanhol entre linguistas aplicados e demais interessadosLíngua espanholaEstudo e ensinoEducação e EstadoParâmetros curriculares nacionaisLíngua estrangeiraStudy and teachingEducational policyNational curriculum frameworkForeign language - Languages - Discourse analysisTextual genresGovernmeA obrigatoriedade da oferta de espanhol no ensino médio sob a ótica da abordagem do ciclo de políticasDissertação