Kritsch, RaquelAlcantara Netto, Joenes Veloso de2024-10-252024-10-252024-09-16https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18256Em vias de compreender a relação entre docência e cenário político, o presente trabalho investiga a atuação de professoras e professores autodeclaradas (os) LGBTQIA+, atuantes no ensino público de Londrina - PR. O cenário político da última da última década, com ênfase no período presidencial de Bolsonaro, demonizou a abordagem de temas relacionados à gênero e sexualidade, entendendo-os como uma afronta à moral e aos bons costumes da família brasileira. Neste sentido, pôs-se em diálogo literatura e experiências práticas em relação à temática da autocensura. Através da análise de entrevistas episódicas de viés qualitativo, coordenadas e roteirizadas através de questionários semiestruturados, esta dissertação apresenta, principalmente, experiências docentes de pessoas LGBTQIA+ e como estas pessoas usaram da educação, enquanto uma prática de liberdade formadora de comunidades, para resistir aos diversos ataques persecutórios de políticos e civis ultraconservadores neoliberais à pedagogias progressistas e inclusivas.porLGBTQIA+Ideologia de gêneroAutocensuraProfessorasProfessoresEducaçãoEnsino público - Londrina - PrNeoliberalismo - Aspectos sociais - Londrina - PrLiberdade acadêmicaProfessoras (es) LGBTQIA+ e a “ideologia de gênero”: um estudo sobre a resistência docente na cidade de LondrinaLGBTQIA+ teachers and "gender ideology": a study on teacher resistance in the city of LondrinaDissertaçãoCiências Humanas - SociologiaCiências Humanas - SociologiaLGBTQIA+Gender IdeologySelf-censorshipTeachersEducationPublic education - Londrina - PrNeoliberalism - Social aspects - Londrina - PrAcademic freedom