Fonseca, Ricardo LopesSabino, Jaqueline de Paula2025-05-272025-05-272024-08-02https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18831A presente pesquisa tem por finalidade ouvir profissionais indígenas acerca de suas formações acadêmicas nos cursos de Geografia pelas universidades estaduais do Paraná, suas compreensões no que tange às possibilidades e os limites no desenvolvimento de um ensino de Geografia intercultural que possa tornar a escola indígena um espaço de apropriação dos conhecimentos científicos e ancestrais. Este trabalho se orienta pela emergência de professores indígenas egressos dos cursos de Geografia os quais passam a atuar nas escolas indígenas, ofício até então realizado por professores não indígenas no Brasil. Por coerência, a autoria desta dissertação é de uma pesquisadora Kaingang professora de Geografia, o que possibilitou um olhar mais sintonizado com as realidades e sentidos de uma geografia intercultural que dialoga com as realidades dos territórios indígenas. A pesquisa foi realizada por meio da revisão bibliográfica, de levantamento documental e de pesquisa de campo através de entrevistas. Estimo que as discussões aqui levantadas possam colaborar teoricamente tornando-se um referencial para novas pesquisas que envolvam esta temática.porEnsino de GeografiaEducação escolar indígenaProfessores indígenasFormação de professoresGeografia indígenaEducação superior indígenaProfessores indígenas de geografia: limites e potencialidades acerca de suas formações acadêmicas e o desenvolvimento de uma geografia intercultural.Docentes de geografía indígena: límites y potencialidades respecto de su formación académica y el desarrollo de una geografía intercultural.DissertaçãoCiências Humanas - EducaçãoCiências Humanas - EducaçãoEnseñanza de GeografíaEducación escolar indígenaProfessores indígenasFormación de profesoresGeografía indígenaEducación superior indígena