Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]Simm, Juliana Fogaça Sanches2024-05-012024-05-012009.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11946Resumo: Há tempos, o ensino de Língua Portuguesa é alvo de discussões entre pesquisadores e professores Discute-se para chegar a um consenso sobre qual método é o melhor para ensinar a língua portuguesa Isso depende da concepção de linguagem que o professor adota em sua prática de ensino Segundo Geraldi (1984), existem três concepções que podem perpassar a postura educacional de um docente: linguagem como expressão de pensamento, como instrumento de comunicação e como forma de interação Neste trabalho, objetivamos verificar as mudanças ocorridas no ensino, principalmente o de Língua Portuguesa, no estado do Paraná Analisamos a concepção de linguagem que permeava o ensino neste Estado, no século XIX, a linguagem como forma de pensamento, e comparamos com as orientações estabelecidas pelos PCNs atuais e pelas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, que priorizam a concepção de linguagem como forma de interação Justificamos a escolha pelo século XIX em razão da emancipação do Estado, a qual ocorreu apenas em 1853 Para alcançarmos os objetivos propostos, fez-se necessário, primeiramente, pesquisar como se deu o processo de escolarização neste estado e, posteriormente, analisar os aspectos que perpassavam o ensino de Língua Portuguesa no Paraná, considerando a realidade sócio-histórica da época Salientamos que o corpus deste trabalho é constituído de manuscritos de documentos do Paraná, os quais fazem parte do acervo do projeto de pesquisa do qual esta autora participa Para a história do português paranaense: estudos diacrônicos em manuscritos dos séc XVII a XIX, vinculado ao Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de LondrinaLíngua portuguesaEstudo e ensinoLíngua portuguesaVariaçãoLinguagemEnsino de língua portuguesa no Paraná : um olhar diacrônicoDissertação