Lima, Ângela Maria de Sousa [Orientador]Santos, Jaqueline Fabeni dos2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15193Resumo: Esta Dissertação identificou onde e como o Ensino de Sociologia nas séries finais do Ensino Fundamental tem sido praticado no Brasil , se preocupando em ressaltar o caráter específico que essas práticas assumem devido às particularidades do público a qual se destinam, partindo do pressuposto de que existe uma relevância dos conteúdos da Sociologia/Ciências Sociais, inseridos nos anos finais do Ensino Fundamental, entendidos como importantes para a formação de um estudante capaz de desnaturalizar, estranhar e desmistificar a realidade social que o cerca, de tal modo que possa participar mais conscientemente no meio político e cultural, já desde esta etapa de escolarização Optou-se pelo desenvolvimento de um estudo de caso, escolhendo duas experiências de ensino de Sociologia/Ciências Sociais, experenciadas atualmente no Ensino Fundamental, por meio da disciplina institucionalizada na grade curricular: o caso do colégio Colégio Pedro II, localizado na cidade do Rio de Janeiro e o caso das experiências desenvolvidas no município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul O objetivo era construir um panorama atual a partir dos relatos dessas experiências, entrevistando professores, analisando os materiais didáticos e elencando as principais dificuldades de implementação dessas práticas A Sociologia da Experiência de François Dubet foi eleita como orientação teórica e metodológica a ser utilizada na elaboração das estratégias de pesquisa e na análise dos dados coletados Tal escolha se justifica, pois ao pensar as práticas do Ensino de Sociologia no Ensino Fundamental, a pesquisa designou como foco desenvolver um olhar sociológico mais aprofundado, tendo como ponto principal os relatos das experiências produzidas pelos professores Ao tomar como foco de análise o fazer docente, busca-se elaborar uma apreensão da história da experiência, que é o Ensino de Sociologia no Ensino Fundamental, ou seja, construir uma primeira dimensão do fenômeno, que deve se dar, essencialmente, a partir dos sujeitos que possuem uma maior controle da experiência e desenvolvem sobre ela uma visão menos fragmentada Assim, o cotidiano de sala de aula é apresentado por meio dos Currículos e Materiais Didáticos elaborados pelos professores, experiências pedagógicas que provocam uma reflexão mais aprofundada sobre os caminhos trilhados pela disciplina nesta etapa da escolarização e as possibilidades de ampliação de sua inserção no paísSociologiaEstudo e ensinoSociologia (Ensino fundamental)Prática de ensinoMaterial didáticoSociologyStudy and teachingExperiências de ensino de sociologia/ciências sociais no ensino fundamental : análises das práticas dos professoresDissertação