Durán González, AlbertoMichelin, July Anne Rossi2025-04-102025-04-102025-03-14https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18658Introdução: Um cenário de práticas é onde se coloca a prática sob reflexão nos diversos espaços do Sistema Único de Saúde (SUS). A integração entre ensino e serviço possibilita grandes oportunidades de articulações que proporcionam o fortalecimento do SUS e a melhoria da formação em saúde. Em 2015, instituíram-se diretrizes para celebrar Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) objetivando fortalecer a integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do SUS. Esse instrumento foi proposto para facilitar os processos de negociação e tomadas de decisão que envolvam essas ações de integração. Justifica-se a realização deste estudo como forma de explorar as ações de articulações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de um município de grande porte para celebração do COAPES. Objetivo: Analisar o processo de implantação e desenvolvimento do COAPES em um município de grande porte, visando à organização e disponibilização de Unidades Básicas de Saúde como cenários de práticas de ensino e aprendizagem, sob a percepção de profissionais envolvidos. Método: Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa utilizando como referencial teórico alguns princípios do Pensamento Complexo propostos por Edgar Morin. Realizaram-se 21 entrevistas semiestruturadas, no período de 19 de julho e 12 de setembro de 2023, com duas categorias de profissionais: aqueles que participaram da implantação do COAPES e que, no momento da entrevista, não mais atuavam no Serviço Municipal de Saúde, e aqueles que atuavam com o COAPES no momento da entrevista. Utilizou-se como referencial metodológico para organização dos resultados a análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados: Antes da portaria que estabeleceu o COAPES, a organização dos cenários de prática de ensino e aprendizagem seguia questões pessoais. Com a implantação do COAPES foi possível realizar diagnóstico dos serviços de saúde, o geoprocessamento e estratégias para sistematização dos cenários de prática. Quanto a contextualização da realidade após sete anos da implantação do COAPES, há um destaque para a pandemia de Covid-19 e suas principais consequências. Referente as percepções dos servidores de saúde da secretaria sobre a presença de discentes nos cenários de ensino e aprendizagem, há abordagem sobre aspectos ligados às relações, ao significado do estudante nesse espaço e as implicações na interção ensino-serviço. Considerações Finais: O COAPES resulta de um processo constituído historicamente; sete anos após a implantação é executado como um processo. Muitos avanços foram identificados com essa organização de forma contratual, atendendo aos princípios do SUS na distribuição em cenários de práticas. O processo de distribuição de discentes em cenários de práticas não deve ser apenas uma etapa, mas um tema a ser implantado, avaliado e construído de forma coletiva com todos os atores desse contexto.porSistema Único de SaúdeCenários de PráticasEducação Profissional em Saúde PúblicaEstágio SupervisionadoUnidade de SaúdeConstrução coletiva do COAPES em um município de grande porte: percepção dos servidores de saúdeCollective construction of COAPES in a large municipality: perceptions of health workersTeseCiências da Saúde - Saúde ColetivaCiências da Saúde - Saúde ColetivaUnified Health SystemPractice ScenariosPublic Health Professional EducationSupervised InternshipHealth Centers