Martins, Eleine Aparecida PenhaRocco, Kelen Mitie Wakassugui de2024-09-262024-09-262023-03-28https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17793A vítima de trauma requer um atendimento rápido, ágil, organizado e planejado, onde os profissionais que atuam em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) devem ser capacitados para contribuir positivamente para a sobrevida da vítima, bem como as manobras iniciais do atendimento possam interferir nas sequelas e desfecho do paciente. Objetivo: Avaliar o método e o cenário da simulação realística, para a capacitação de técnicos de enfermagem e condutores de ambulância na avaliação primária pré-hospitalar do trauma. Método: Estudo quase experimental, do tipo antes e depois, com abordagem quantitativa, desenvolvido no período de dezembro de 2021 a março de 2022. A população constitui-se de 98 profissionais que atuavam nos 14 municípios que compõem o Polo B do Complexo Regulador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), situado no norte do Estado do Paraná. Foi aplicado um teste de conhecimento, com 10 questões, antes e depois da simulação. A média de desvio padrão dos acertos foi comparada por porcentagem nos dois momentos, realizado o teste de Shapiro-Wilk e empregado o teste de Wilcoxon para identificação de diferenças e pareadas. Considerou-se o índice de significância de 0,05. Também foi realizado um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, para avaliar o cenário da simulação realística no ambiente pré-hospitalar e sua aplicabilidade para profissionais do APH por meio da Escala de Designe. Realizou-se, na simulação realística, a validação do cenário pré-hospitalar por cinco juízes. A Escala de Design da Simulação (EDS) foi aplicada ao final da simulação. Os dados foram analisados utilizando as respostas dos itens da escala Likert que foram sinalizados com “concordância forte” e a “concordância”, e também foi calculado o índice de validação de conteúdo (IVC). Resultados: Todos os itens acrescidos nos instrumentos tiveram 100% de concordância entre os juízes, sendo considerados validados. Com relação ao antes e depois da capacitação, as questões relativas à cinemática do trauma, etapas da avaliação primária, planejamento para o atendimento à vítima de trauma, imobilização da vítima de trauma e cuidados na avaliação e presença de choque alcançaram os acertos esperados após a capacitação ao atingirem (90%) de acertos. As questões sobre a avaliação primária do paciente e controle de vias aéreas demonstraram melhora significativa, através da técnica da simulação realística. Na avaliação da EDS, os participantes concordaram totalmente com a informação: Objetivos e informações (97,8%), com o apoio oferecido (97,8%), resolução de problemas (97,4%), referente ao feedback/reflexão (99,5%) e quanto ao realismo da simulação (99%), demonstrando, assim, a importância da simulação na capacitação profissional. Conclusão: A simulação realística como método de capacitação profissional apresentou-se muito positiva como metodologia ativa para o ensino de protocolos de atendimentos pré-hospitalares dos traumasporSimulação realísticaCapacitaçãoTraumaAtendimento pré-hospitalarProfissionaisEnfermagemTrauma - Atendimento pré-hospitalar - AvaliaçãoSimulação realística: capacitação na avaliação primária pré-hospitalar dos traumas para técnicos de enfermagem e condutores de ambulânciaRealistic simulation: training in primary prehospital trauma assessment for nursing technicians and ambulance driversDissertaçãoCiências da Saúde - EnfermagemCiências da Saúde - EnfermagemRealistic simulationTrainingTraumaPrehospital careProfessionalsNursing