Oliveira, Moisés Alves deFaraum Junior, David Pereira2025-03-132025-03-132023-09-19https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18636Você precisa utilizar as tecnologias digitais em sala de aula! Provavelmente a maioria das pessoas que trabalham na área da educação já ouviu essa frase. Na sociedade atual, essas tecnologias prazerosas e divertidas assumem um papel regulador das práticas cotidianas, e dentre elas, a Realidade Aumentada torna-se o foco desta pesquisa, especificamente as suas relações com a educação química. A partir da escolha metodológica da análise visual de redes proposta por Venturini, Jacomy e Jensen (2021) e Venturini, Jacomy e Pereira (2015a, 2015b) e da descrição no plano latouriano da mediação, busco identificar os atores presentes na produção cultural envolvendo a Realidade Aumentada e a educação química na plataforma Web of Science, e descrever as associações produzidas pelos atores, responsáveis por mobilizar professores de química para uso da Realidade Aumentada. Estas associações produziram redes digitais de coocorrência de palavras-chaves e de Acoplamento Bibliográfico que foram representadas com o auxílio do programa VOSviewer, e com base nas análises relacionais de coocorrência de palavras-chaves pude identificar enunciados da aprendizagem móvel e colaborativa; do amplo acesso aos smartphones pelos estudantes; e da cultura maker do acesso e produção, por meio do compartilhamento dos recursos abertos. Além disso, na rede digital de Acoplamento Bibliográfico, dos 18 nós-autoridades envolvendo a RA e a educação química, são estabelecidas associações com a química das estruturas atômicas e (macro)moleculares, das reações químicas, e dos espaços/equipamentos de laboratório; com a química envolvente das projeções em 3D que facilitam o aprendizado, e com o vírus da Covid-19.porEducação matemáticaTecnologias digitaisRealidade aumentadaQuímicaCOVID-19VOSviewerAnálise visual de redesAcoplamento bibliográficoBruno LatourÁtomos, (macro)moléculas, pHmetro, espectrômetro de massa... só acredito vendo! Os processos de mediação presentes na produção cultural envolvendo a Realidade Aumentada e a área da educação química.Atoms, (macro)molecules, pH meter, mass spectrometer... I only believe by seeing! The mediation processes present in cultural production involving Augmented Reality and the area of chemical education.TeseCiências Exatas e da Terra - MatemáticaCiências Exatas e da Terra - MatemáticaMathematics educationDigital technologiesAugmented realityChemistryCOVID-19VOSviewerVisual network analysisBibliographic couplingBruno Latour