Simon, Cristiano Gustavo Biazzo [Orientador]Bernardo, Susana Barbosa Ribeiro2024-05-012024-05-012009.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12102Resumo: O presente trabalho está inserido no campo de reflexão a respeito do ensino de História e do saber discente O objetivo principal foi o de refletir sobre a construção do saber histórico nos primeiros anos do ensino fundamental a partir do uso de fontes Considerando a perspectiva teórica acerca da formação histórica apresentada pelo historiador alemão Jörn Rüsen, a pesquisa foi realizada no município de Tarumã (SP), com oito classes do Ensino Fundamental, sendo duas classes de cada série a partir do segundo ano Procurou-se verificar se são ou não utilizadas fontes históricas nas aulas de História nesta etapa de estudo Buscou- se também investigar qual a compreensão dos alunos acerca das fontes históricas e se estes são capazes ou não de realizar inferências a partir destas Discute-se ainda a natureza e o estatuto das fontes históricas no conhecimento científico e no conhecimento escolarHistóriaEstudo e ensinoFontes históricasEstudo e ensinoHistoryHistorical sourcesTeachingStudy and teachingO ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental : o uso de fontesDissertação