Silva, Marta Dantas da [Orientador]Motta, Giovana Caires2024-05-012024-05-012011.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12775Resumo; A presente pesquisa investiga como o ler e o ver, com a palavra e a visualidade, configuram-se na produção poética em um processo de unidade, de ruptura e de reconciliação, ao longo dos tempos O objetivo geral deste trabalho foi o de delinear a permanência “atualizada” entre o que é visto e o que é lido, dentro do contexto poético, a partir de um movimento histórico diacrônico Desde a Antiguidade Clássica até o advento das tecnologias eletrônicas, o aspecto visual é explorado na poesia Todavia, tomou-se como ponto de partida, na modernidade, a ruptura poética de Mallarmé, em Um lance de dados Sendo assim, a diluição dos limites entre o elemento semântico e o imagético abre um novo espaço de integrações, experimentações e criações; o campo poético encontra novas possibilidades, ganha formas e características diversas O que era proposto no suporte impresso consegue, de fato, se concretizar no meio eletrônico, considerando a era digital como uma ferramenta capaz de recriar e potencializar a forma poética A análise e o confronto entre poemas tornaram-se aqui relevantes, na medida em que permitiram desvelar as peculiaridades da interligação entre os signos, bem como ultrapassar a similaridade formal Por fim, um diálogo não só entre visualidade, verbalidade e, por vezes, sonoridade, como também poeticidade e plasticidade, se ordena nesse percurso, que se consolida de maneira híbridaPoesiaHistória e críticaLinguagem poéticaPoesia visualComunicaçãoPoetic languageVisual poetryCommunicationTechnological innovations - Social aspectsPoetry - History and criticismA poesia para além da própria palavra : o encontro da visualidade e da verbalidadeDissertação