Torres, Eloiza Cristiane [Orientador]Oliveira, Guilherme Alves de2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15239Resumo: Esta pesquisa têm como objetivo central ampliar as discussões sobre os processos erosivos em vertentes por meio de uma proposta que empregue a aplicação dos recursos da tecnologia informacional digital, sob os parâmetros epistemológicos da Transdisciplinaridade em conjunto com os segmentos de sensibilização e conscientização oriundos da Educação AmbientalPara tal, fundamenta-se um alicerce teórico pautado na gênese e dinâmica dos processos erosivos, compreendidos através da abrangência da complexidade transdisciplinar, aplicando-as na análise de fenômenos geomorfológicos e realizando a transposição para um diálogo que exalte a sensibilização e conscientização ambiental acerca dos processos morfoesculturantes A realização das propostas empregadas no decorrer da pesquisa se expressam por meio de oficinas de potencialidades erosivas ministradas aos discentes de graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina e do ensino básico da rede estadual no município de Londrina-PR Tais oficinas detêm como expoente a análise de fenômenos geomorfológicos, partindo de uma ótica integrada desenvolvendo análises empíricas, laboratoriais e de obtenção e tratamento de dados, considerando cada elemento externo no sistema vertente Com o decorrer desta proposta dá-se início ao segmento de transposição didático-pedagógica, buscando a produção de uma maquete dinâmica experimental capaz de expor a dinâmica dos processos erosivos em vertente por intermédio de uma emulação das dinâmicas apresentadas nas exposições anteriores A seção prática da pesquisa se encerra com a produção de animações digitais, tendo como escopo direcionar o espectador à compreensão dos processos morfoesculturantes e abalizar os critérios de conscientização e prevenção acerca destes, correlacionando-os com a sua dinâmica natural e a aceleração dos processos com a intervenção antrópica Tal pesquisa busca alcançar uma nova dimensão tanto nos parâmetros de estudos dos processos erosivos por meio de uma proposta de pesquisa unificada, quanto na produção de meios e métodos que auxiliem o aprendizado e recorrendo aos elementos tecnológicos de informação, para assim alcançar uma real compleição do conhecimento como um saber unificadoGeomorfologia ambientalEducação ambientalSolosErosãoTecnologia educacionalEnvironmental geomorphologyEnvironmental educationSoil erosionEducational technologyInterdisciplinary approach to knowledge in educationGeographyProcessos erosivos em vertentes : da causa à prevenção por meio da educação ambientalDissertação