Kaseker, Mônica Panis [Orientador]Ribeiro, Lucas Fernando2024-05-012024-05-012021.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8799Resumo: As autobiografias étnico-comunitárias são uma atividade curricular desenvolvida no Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica dos estudantes indígenas da UEL A produção de vídeos autobiográficos tem como proposta reafirmar a identidade étnico-comunitária e dar visibilidade para presença indígena na universidade Esta pesquisa visa compreender de que forma o processo de produção dos vídeos se converte em uma política identitária que fortalece a presença desses estudantes na universidade O aparato teórico deste estudo compreende os conceitos de hibridação e identidades culturais, interculturalidade, estereótipos e autorrepresentação Como metodologia, propõe-se uma cartografia (GUATTARI; ROLNIK, 1996; PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 215) dos processos de construção de sentidos na elaboração dos vídeos A análise parte das afetações do cartógrafo, gestadas pelos estudantes, durante o processo de produção dos vídeos autobiográficos que convergem para a experiência da política identitária Os resultados demonstraram que falar sobre ser indígena e sobre suas trajetórias pode ser, para alguns deles, motivo de descoberta e celebração de sua ancestralidade, enquanto para outros soa como um fardo identitário que nem sempre estão dispostos a carregarComunicaçãoÍndiosBaixada Maranhense (MA: Microrregião)Identidade culturalEstudos interculturaisCommunicationIndiansCultural identityCross-cultural studiesSelf-representationAutobiografias étnico-comunitárias : a produção audiovisual como experiência político-identitária indígena na universidadeDissertação