Souza, Adriana Grade FioriScalassara, Joilse Prestes de Pádua2024-10-222024-10-222023-04-27https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18191É inegável que a língua inglesa é usada globalmente, o que significa que é falada não só por pessoas que vivem em países de língua inglesa, mas também por pessoas ao redor do mundo todo. Sendo assim, a língua inglesa alcançou um status de língua franca, sendo usada por falantes nativos e não nativos para diversos fins, como trabalho, viagens, educação, entretenimento, entre outros (SALLES; GIMENEZ, 2010). O presente estudo tem como objetivo apresentar e analisar um protótipo de ensino concebido sob os princípios orientadores de língua como prática social (JOHNSON, 2009; LEFFA; IRALA 2014; ZAVALA, 2018), Inglês como língua franca (DUBOC, 2019; DUBOC; SIQUEIRA, 2020; EL KADRI, 2010; GIMENEZ, 2009; HÜLMBAUER; BÖHRINGER; SEIDLHOFER, 2008; JENKINS, 2015; SEIDLHOFER, 2001, 2004, 2005), a pedagogia dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2015; MARSON; JORDÃO, 2022; CAZDEN et al., 1996; ZAPATA, 2022), e dos protótipos (PAVAN, 2020; ROJO, 2017; MOURA; ROJO, 2012), a serem implementados no programa de formação inicial de professores de uma universidade no sul do Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo interpretativista cujo objetivo é avaliar a unidade produzida respondendo a duas perguntas de pesquisa: 1) “Como se materializam os princípios orientadores na unidade?” e 2) “Quais são as affordances (VAN LIER, 2000, 2004) do produto educacional percebidas pela pesquisadora e alunos-professores participantes do estudo?”. O conjunto de dados coletados é constituído de: (1) questionário de pesquisa elaborado na plataforma Formulários do Google, (2) atividades realizadas pelos alunos em sala, (3) protótipo, (4) material de apoio para o professor e (5) observações de campo feitas pela pesquisadora. Os resultados apontam que (1) os princípios orientadores foram incorporados com sucesso na estrutura do protótipo e foram concretizados pelos professores em formação participantes no estudo à medida que realizavam as tarefas propostas e avançavam para os trabalhos finais; e (2) as affordances percebidas estão relacionadas a três esferas diferentes: a) interação com e entendimento da teoria de Inglês como Língua Franca, b) implicações práticas para o ensino e c) autoconsciência como usuários e professores de inglês.engInglês como língua francaProtótiposPedagogia dos multiletramentosFormação de professoresLíngua inglesaLíngua inglesa - Formação de professoresProfessores de inglêsThe english we speak: affordances of an elf-aware teaching prototype in initial teacher educationDissertaçãoLingüística, Letras e Artes - LetrasLingüística, Letras e Artes - LetrasEnglish as a lingua francaPrototypesMultiliteracy pedagogyTeacher educationEnglish languageEnglish language - Teacher trainingEnglish teachers