Gregório, Regina Maria [Orientador]Menegazzo, Maria Alice2024-05-012024-05-012006.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10495Resumo: Tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) (Brasil, 1999) e os Parâmetros Curriculares Nacionais + / Ensino Médio (PCN+), ambos para língua estrangeira, este estudo investiga como acontece o ensino de leitura em aulas de língua inglesa na primeira série do ensino médio A título de comparação, a investigação foi realizada em duas escolas, uma da rede pública e outra da rede particular de ensino Através de pesquisa etnográfica, centrada no processo de ensino-aprendizagem, visamos observar a interação professor-texto-aluno durante as aulas de leitura Buscamos constatar através de questionários aplicados a professores de língua inglesa do ensino médio e também da observação de aulas, se a abordagem do professor tem ligação com as sugestões propostas pelos PCNEM e PCN+, isto é, procuramos averiguar se as referidas sugestões são aplicáveis Como referencial teórico trabalhamos os conceitos e estratégias de leitura Pudemos enfim concluir que os professores fazem uso de alguns dos itens propostos pelos parâmetros, contudo isso se deve mais àquilo que intuitivamente acreditam que seria positivo no processo de ensino de leitura, do que propriamente por aplicação de alguns dos conceitos de leitura existentes Concluímos também, que os maiores empecilhos para o ensino nas aulas observadas, são o elevado número de alunos por sala e a indisciplinaLeituraLíngua inglesa (2º grau)English language - Study and teachingEnglish language (Secondary)Os PCNEM e PCN + de língua estrangeira : sugestões aplicáveisDissertação