Guimarães, Sueli Édi Rufini [Orientador]Souza, Isabel Cristina de2024-05-012024-05-012008.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11196Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar se as metas colocadas no futuro pelos estudantes do Curso de Pedagogia, de uma universidade pública do norte do Paraná, influenciaram a valorização e o envolvimento nas atividades exigidas no curso e no tipo de motivação adotado no presente Participaram do estudo 347 alunos das quatro séries do curso em questão Os dados foram coletados por meio de entrevista e questionário de auto-relato, contendo 62 questões, em escala do tipo Likert O estudo teve embasamento teórico nas abordagens sócio-cognitivistas da motivação humana, especificamente na Teoria da Autodeterminação e na Perspectiva de Tempo Futuro Entre os principais resultados da pesquisa, podemos destacar a prevalência de motivação autônoma entre os alunos Além disso, estes estabelecem metas a serem alcançadas no futuro e percebem as atividades acadêmicas do presente como instrumentais para o alcance dessas metas futuras, isto é, esses alunos têm uma Perspectiva de Tempo Futuro e percepção de instrumentalidade Descobriu-se uma relação positiva da instrumentalidade e da Perspectiva de Tempo Futuro com a motivação, especificamente, com os tipos mais autônomos de regulação (regulação identificada e motivação intrínseca) A Perspectiva de Tempo Futuro foi um fator preditivo da instrumentalidade, da motivação extrínseca por regulação identificada e da motivação intrínseca Os resultados apontaram também que a maioria dos alunos, em todas as séries, pretende permanecer no curso até a sua conclusão A pesquisa trouxe importantes contribuições, já que os resultados apontados demonstram vários aspectos que podem estar envolvidos na motivação acadêmica, ampliando a compreensão acerca das orientações motivacionais de alunos de cursos superioresPedagogiaMotivação escolarPedagogy - Study and teachingA perspectiva de tempo futuro e a motivação de estudantes de pedagogiaDissertação