Silva, Ana Lúcia da [Orientador]Rocha, Arlei Ubiratã da2024-05-012024-05-012017.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16553Resumo: Este trabalho de Dissertação foi elaborado com a finalidade de oferecer uma leitura sucinta e atualizada sobre o ensino dos conjuntos dos números racionais e dos números irracionais no Ensino Fundamental, por uma perspectiva de planejamento e docência que se norteie em um embasamento teórico, a respeito dos números reais, e que seja desenvolvida com o objetivo de responder às possíveis dúvidas e dificuldades por parte de professores, com sua busca permanente em promover a aprendizagem de matemática na Educação Básica É composto de referências teóricas, a partir dos trabalhos de pesquisadores nacionais e internacionais, bem como de material autoral, com a proposta de contribuir para a criação de um material relevante, para o enriquecimento do ensino de matemática no Brasil Abrange considerações sobre frações, como uma forma fundamental de representação dos números racionais; estudo sobre propriedades importantes para este conjunto, como densidade em R; além de estender para os números irracionais, as dúvidas mais presentes em sala de aula (como a de reconhecer tais números); e formas de aproximação de um irracional por uma sequência de racionaisMatemáticaEstudo e ensinoNúmeros racionaisNúmeros irracionaisStudy and teachingMathematicsRacionais e irracionais : conjuntos em R, algumas de suas propriedades e sugestões de atividades para os ensinos fundamental e médioDissertação