Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes [Orientador]Silva, André Luis dos Santos2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13654Resumo: O ensino superior, desde a consolidação das Diretrizes Curriculares Nacionais, tem se caracterizado por constantes mudanças e implementações nos currículos dos cursos de graduação Na Enfermagem, a flexibilização dos Currículos tem por finalidade principal, superar o modelo da educação tradicional e rígida para formar profissionais adaptáveis ao mundo de trabalho com perfil generalista, humano, crítico e reflexivo norteados pelo princípio cientifico Nessa perspectiva o Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) vem desenvolvendo, desde 2, o Currículo Integrado Este estudo teve como objetivo analisar a trajetória da organização e gestão do Currículo Integrado do Curso de Enfermagem da UEL no período de 1999 a 21 Trata-se de uma pesquisa documental de cunho exploratório-descritivo na abordagem qualitativa O objeto de estudo foram os documentos oficiais e probatórios do Curso de Enfermagem, levantados nos arquivos do Colegiado de Curso, na Divisão de Arquivo Geral e no site oficial da Instituição O período de busca do corpus documental ocorreu de janeiro a julho de 212 O estudo possibilitou identificar doze documentos normativos que dinamizaram o desenvolvimento do Currículo Integrado e se configuram em sete Resoluções e cinco Deliberações curriculares que foram apresentados na Linha do Tempo do Currículo Integrado Os dados foram submetidos à técnica de Análise de Conteúdo proposto por Bardin, possibilitando identificar três categorias analíticas A primeira categoria analisada a luz das dimensões política, pedagógica e acadêmico-administrativa, descreve os acontecimentos desde o período de construção à elaboração do Projeto Pedagógico do Currículo Integrado, à fase de implantação e dos ajustes e normatizações imperativas que se fizeram necessários para o desenvolvimento da proposta curricular Sendo assim, a legislação, nos planos nacional e institucional, como as práticas socioculturais e a influência dos atores que consolidaram a proposta curricular pela articulação do ensino, serviços de saúde e comunidade, subsidiaram a apreciação pela vertente da dimensão política que se fez presente na organização do processo curricular A dimensão pedagógica permeou às ações e procedimentos associados ao processo ensino e aprendizagem no Currículo Integrado e foi, em grande parte do período em análise, a força motriz para as adequações curriculares que se fizeram imperativas a fim de subsidiar o desenvolvimento das atividades acadêmicas propostas Já a análise pela dimensão acadêmico-administrativa trouxe a tona os aspectos inerentes às condições necessárias para a concretização de uma proposta curricular, envolvendo o gerenciamento dos recursos humanos, de materiais e equipamentos e, de maneira singular, a distribuição da carga horária docente numa proposta diferenciada no meandro da Instituição de Ensino Superior Foi notória a percepção de que ações contidas na organização e gestão deste projeto pedagógico permearam entre duas e até as três dimensões que se tornavam indissociáveis, mantendo uma relação intrínseca entre si Na segunda categoria a gestão colegiada do Currículo Integrado foi considerada, demonstrando o papel fundamental do Colegiado de Curso como instância dinamizadora da proposta pedagógica, reforçando a modalidade e estilo de gestão colegiada que utilizou de espaços coletivos para a discussão e avaliação das práticas educativas, como os Fóruns de Avaliação do Currículo Integrado As rupturas pedagógicas que o Currículo Integrado promoveu foram evidenciadas na terceira categoria pelas ações pedagógicas alicerçadas na interdisciplinaridade, na aproximação teoria e prática, na inserção precoce do aluno aos serviços de saúde, na utilização de metodologias ativas do processo ensino e aprendizagem e na avaliação por conceito bi-dimensional, que rompeu com a prática da verificação da aprendizagem e se abriu para a avaliação formativa tendo as competências como o fio condutor do processo formativo A trajetória da organização e gestão do Currículo Integrado do Curso de Enfermagem da UEL, pela ênfase documental, demonstrou o impacto provocado pelos dispositivos legais para o desenvolvimento da proposta curricular e ainda os movimentos vivenciados, pautados na dinâmica dos processos coletivos, que estabeleceram a criação de uma identidade própria, original, que foi sendo instituída paulatinamente na perspectiva de alicerçar a formação do enfermeiro pretendidoEnfermagemCurrículosEnfermagemEstudo e ensinoEnfermagemNursingNursingStudy and teachingCurriculumOrganização e gestão do currículo integrado de um curso de enfermagem : pesquisa documentalDissertação