Moraes, Dirce Aparecida Foletto deCabrini, Renata Melissa Boschetti2024-11-042024-11-042024-02-26https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18374A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, na Linha de Pesquisa - Docência: Saberes e Práticas, do núcleo Formação de Professores. A temática investigada está associada aos trabalhos desenvolvidos pelo grupo de estudos e pesquisas DidaTic. O objetivo principal da pesquisa foi investigar possíveis alterações na prática docente a partir de uma proposta formativa mediada pelas tecnologias digitais. O encaminhamento metodológico da pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, com pressupostos da pesquisa-formação, tendo como participantes uma professora da Rede de Ensino Estadual do Paraná e os respectivos alunos de duas turmas do 8º ano do ensino fundamental. A partir de uma proposta formativa mediada pelas tecnologias digitais, a professora participante implementou uma estratégia didática gamificada. Os dados foram coletados por meio da observação do cotidiano da professora, questionário autoaplicável, diário de campo, entrevista narrativa e diálogos no WhatsApp. As discussões e análises dos dados foram orientadas por três eixos norteadores: natureza da proposta formativa; experiências que mobilizaram a prática educativa; e alterações na prática docente. A Teoria da Cognição Distribuída foi utilizada como unidade de análise, e algumas de suas categorias, como parceria intelectual, interação, negociação e autoria, emergiram e nos auxiliaram a entender como os processos mediacionais ocorreram durante a proposta formativa. Os resultados evidenciam que a proposta formativa proporcionou à professora participante e aos alunos um exercício de autonomia, consciência do seu próprio processo formativo, das estratégias que utilizam para ensinar e aprender, e da necessidade de explorar os diversos espaços mediados pelas interfaces digitais. Os dados também revelaram que a natureza da proposta formativa foi a base para a construção dos referenciais da prática pedagógica, com possibilidades para a professora criar e cocriar os próprios materiais e alterar sua prática docente. Além disso, possibilitou à professora participante repensar sua prática pedagógica, investir em novas estratégias didáticas relacionadas ao contexto e linguagem dos alunos, e fazer uso das tecnologias digitais como potencializadoras dos processos cognitivos dos estudantes.porEducação escolarFormação continuada de professoresEducação básicaCognição distribuídaGamificaçãoEducação básica - Londrina (PR)Professores - Formação - Londrina (PR)Educação escolar - Londrina (PR)Tecnologias digitaisEnsino fundamental I - Formação de professoresCogniçãoSaberes e práticas docentes : uma experiência com gamificação na educação básicaKnowledge and teaching practices : an experience with gamification in basic educationDissertaçãoCiências Humanas - EducaçãoCiências Humanas - EducaçãoSchool educationTeacher continuing educationBasic educationDistributed cognitionGamificationBasic education - Londrina (PR)Teachers - Training - Londrina (PR)School Education - Londrina (PR)Digital technologyElementary school - Teacher trainingCognition