Alliprandini, Paula Mariza Zedu [Orientador]Mello, Fabiane de Oliveira2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10390Resumo: O presente estudo abordou as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos em processo de alfabetização das séries iniciais do Ensino Fundamental I, tendo como base teórica a Psicologia Cognitiva/Teoria do Processamento da Informação Teve como objetivo geral analisar o repertório de estratégias de aprendizagem utilizadas por alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental I da sala regular e dos alunos que frequentam a sala de recursos que se encontram em fase de alfabetização Trata de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, em que foi aplicada individualmente uma entrevista semiestruturada Participaram da pesquisa 36 alunos de duas escolas públicas da zona urbana do município de Ibaiti-PR, matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental I, subdivididos em 2 grupos de 18 alunos, sendo que em um dos grupos, os alunos frequentam apenas a sala regular e no outro grupo, os alunos também frequentam a sala de recursos A análise dos dados revelou o repertório de estratégias utilizadas pelos dois grupos, sendo que as estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos dois grupos foram as Estratégias Cognitivas, sendo citada 77 vezes pelos alunos da Sala Regular (35,15%) e 51 vezes pelos alunos da Sala de Recursos (26,42%) A segunda estratégia mais utilizada pelos alunos da Sala Regular foram as Estratégias de Administração de Recursos (21%) seguida das Estratégias Metacognitivas (19,63%) Já a segunda estratégia mais utilizada pelos alunos da Sala de Recursos foram as Estratégias Metacognitivas (23,31%), seguida das Estratégias de Autorregulação Social (17,9%) Verificou-se que o fator motivacional se manteve de forma equilibrada entre os dois grupos Vale ressaltar que em relação às Estratégias Disfuncionais houve diferença entre os dois grupos, já que os alunos da Sala de Recursos as mencionaram 22 vezes (11,39%) em detrimento a 11 menções (5,2%) dos alunos da Sala Regular Porém, de forma geral, os alunos da Sala Regular se apresentaram mais estratégicos em relação aos alunos da Sala de Recursos, mesmo apresentando um fator motivacional equilibrado entre os dois grupos Os dados levantados neste trabalho corroboram com os achados de outras pesquisas em que o uso das estratégias de aprendizagem relaciona-se com o desempenho escolar do aluno, e assim sua utilização deve fazer parte do trabalho pedagógico voltado às crianças com e sem dificuldades de aprendizagem Os professores precisam aprimorar seus conhecimentos sobre as estratégias de aprendizagem, para que possam possibilitar ao aluno o desenvolvimento de sua autonomia frente ao seu processo de aprendizagem, ensinando-os a aprender a aprender, o que possibilitará uma aprendizagem mais significativa e os deixará mais seguros em relação ao processo de aprendizagem Além disso, constatou-se que há escassez de pesquisas acerca do tema em questão, sugerindo-se a realização de novas pesquisas que possam contribuir para a compreensão sobre o repertório e uso das estratégias de aprendizagem de alunos em processo de alfabetizaçãoEstratégias de aprendizagemAlfabetizaçãoLearning strategiesEstratégias de aprendizagem utilizadas por alunos do ensino fundamental I em processo de alfabetizaçãoDissertação