Tuma, Magda Madalena [Orientador]Silva, Giane de Souza2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15031Resumo: O objetivo desta investigação é identificar os sentidos atribuídos à história de Londrina, expressado por meio de narrativas históricas produzidas por jovens do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública de Londrina-Paraná, na perspectiva da cognição histórica situada As reflexões realizaram-se a partir dos estudos sobre a constituição da consciência histórica com base em Rüsen, inserida no campo de estudo da Educação Histórica Com base na Grounded Theory esta pesquisa é pela sua natureza, empírica e descritiva, enquadrando-se numa abordagem qualitativa, de disposição longitudinal Para a produção das fontes foram ministradas dezoito aulas para 34 alunos e orientadas diversas atividades, sendo selecionadas três produções para análise: Narrativa 1 e 2 (escritas) e Narrativa 3 (vídeo) No percurso da investigação, para o reconhecimento dos sujeitos, coletamos dados socioeconômicos e culturais Os sentidos atribuídos pelos jovens nas narrativas foram reconhecidos e categorizados por meio de marcadores de acontecimentos, personagens históricos, temporalidade, lugares de memória, conceito de mudança, bem como na identificação da ideia nuclear Tendo Barca por referencial, as narrativas foram categorizadas em: narrativas explicativas ou com coerência, narrativas fragmentadas e narrativas soltas Os resultados obtidos nos permitiu inferir que o Ensino de História que opte pela aprendizagem histórica embasada na experiência e interpretação possibilita aos jovens o reconhecimento de marcos e situações da história da cidade de Londrina, na atualização do passado no presente em compreensão apropriada ao contexto de cognição histórica situada Também constatamos que o sentido atribuído ao passado da história de Londrina precisa avançar para além do discurso da memória coletiva vencedora que permanece Assim, por meio de constructos próprios da natureza da História como ciência ao se promover reflexões, a partir dos conceitos substantivos e de segunda ordem, temos ferramentas para o ensino que possibilita aos jovens uma perspectiva de autonomia, avaliação e elaboração das ideias e sentidos acerca do passado, presente e futuro, o que repercute no sentido de orientaçãoEducação históricaConsciência históricaHistóriaEstudo e ensinoStudy and teachingHistoryEducação histórica : os sentidos atribuídos por alunos do 9º ano do ensino fundamental ao conhecimento histórico sobre história localDissertação