Gil, Silvia Regina de Souza Arrabal [Orientador]Panosso, Mariana Gomide2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13121Resumo: Devido a importância do comportamento alimentar na prevenção e no tratamento de doenças pesquisas têm sido realizadas, algumas delas empregando o modelo de rede de relações e equivalência de estímulos Apesar das importantes contribuições fornecidas pelos estudos que investigaram as escolhas alimentares por meio do modelo de redes relacionais, jogos poderiam ser empregados enquanto uma tecnologia por meio da qual se poderia trabalhar com o comportamento alimentar Os jogos podem ser arranjados de forma a promover o ensino de diferentes habilidades e fornecer oportunidades para modelar, diferenciar e refinar habilidades ensinando novos comportamentos Considerando-se essas questões, este trabalho é composto por três artigos O Artigo 1, apresentado em forma de nota técnica, tem por finalidade apresentar a Versão 2 do jogo de tabuleiro “Cestinha Mágica” Inicialmente serão apresentados os resultados de uma pesquisa que empregou a Versão 1 do jogo para a coleta de dados Em seguida, serão apresentadas as modificações realizadas no jogo Cestinha Mágica e, a Versão 2 do jogo Por fim, serão discutidos os princípios da análise do comportamento que fundamentaram sua construção O Artigo 2 teve por finalidade investigar o efeito do uso de um jogo de tabuleiro – Cestinha Mágica (Panosso & Souza, 212) – na formação de classe de estímulos equivalentes e nas escolhas alimentares, realizadas por meio de figuras, por crianças que restringem o consumo de alimentos considerados saudáveis Participaram da pesquisa duas crianças com idade de sete e oito anos A pesquisa foi composta por seis etapas: investigação sobre os hábitos alimentares, pré-teste de avaliação e das escolhas alimentares, intervenção/jogo, ensino do procedimento MTS, teste das propriedades emergentes e verificação/pós-teste Os resultados mostraram que houve formação de classes equivalentes Para um dos participantes houve mudanças na avaliação e escolhas alimentares e, de acordo com relato dos responsáveis, ambos os participantes consumiram alimentos que não consumiam antes da intervenção Em razão dos resultados obtidos no Estudo 1 houve a reformulação do jogo de tabuleiro Finalmente, o Artigo 3 investigou os efeitos da participação no jogo de tabuleiro, Versão 2, sobre a formação de classes de equivalência e sobre as respostas de seleção de alimentos de diferentes grupos alimentares para o consumo Participaram três crianças com idade entre cinco e seis anos A pesquisa foi composta por cinco fases: pré-experimental, linha de base, intervenção/jogo, teste das relações emergentes e pós-intervenção Os resultados mostraram que houve formação de classes equivalentes para um dos participantes Após a intervenção, todos consumiram alimentos que não tinham por hábito consumir, aumentando a variedade de seleção e consumo de alimentos de um mesmo grupo alimentar O jogo Cestinha Mágica encontra-se em fase de construção Os dados apresentados nos Artigos 1 e 3 contribuíram para que alguns avanços e questionamentos fossem feitos com vistas a futuras mudanças no jogo e no procedimento da pesquisaAnálise do comportamentoJogosHábitos alimentaresClasses de equivalênciaPsicologia infantilBehavioral analysisGamesFood habitsEquivalence classesChild psychologyOs efeitos do uso de um jogo de tabuleiro sobre o comportamento alimentarDissertação