Tonelli, Juliana Reichert Assunção [Orientador]Pereira, Taciana Virgínia Ramalho2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16576Resumo: Diante de uma geração de nativos digitais (PRENSKY, 21), há a necessidade de inovações e de mudanças no processo de ensino e aprendizagem Visando a esta transformação e, mediante a facilidade com que as crianças, entre seis a dez anos, do contexto de ensino de escola de idiomas, utilizam recursos digitais, surgiu a necessidade de um produto educacional que pudesse contribuir para a área de inglês para o público infantil em curso livre O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de um aplicativo, com canções infantis, para auxiliar crianças de seis a dez anos no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa Por meio desta pesquisa, objetivou-se também identificar se a aquisição dos vocábulos das canções infantis presentes no jogo será coconstruída pelas crianças O trabalho apoiou-se em estudos sobre reflexões do ensino e aprendizagem da língua estrangeira para crianças (RINALDI, 211; TONELLI, 25); fatores que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem infantil (VYGOTSKY, 1978; GESELL, 1993); o brincar como ação para o desenvolvimento infantil e o sociointeracionismo (VYGOTSKY, 1998); o lúdico por meio dos jogos eletrônicos (HUIZINGA, 2; ANDRADE, 217); as canções como instrumento mediador (ROCHA, 29; FERREIRINHA, 214); teoria de aquisição de língua estrangeira proposta por (ELLIS, 1994); motivação (CALLEGARI, 28); gamificação (LEFFA, 214; SCHLEMMER, 216) e Gaia Abstração Game (OLIVEIRA; BARROS, 213) As reflexões foram realizadas por meio de um grupo focal direcionado às crianças de seis anos, alunos de escola de idiomas Tal grupo foi mediado pela pesquisadora e professora com o intuito de auxiliar na construção do conhecimento desses pequenos A partir dos resultados obtidos, foi possível observar que o trabalho com canções infantis, aliado aos dispositivos móveis, pode ser um recurso eficaz para a aquisição de uma língua estrangeira, devido à motivação que as crianças apresentam ao explorar esses recursos, e que os professores que atuam com público infantil podem valer-se desta prática tecnológica no contexto escolar Tais observações são estimadas a longo prazoLíngua inglesaCriançasCanções infantisEstudo e ensinoSoftwareChildrenChildren's songsEnglish languageStudy and teachingKids in action : canções infantis em um software interativo para a prática do inglêsTrabalho de Coclusão Final