Molina, Ana Heloísa [Orientador]Gejão, Natalia Germano2024-05-012024-05-012010.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12610Resumo: A partir da década de 198, o uso de diferentes linguagens na sala de aula passou a ser defendido por pesquisadores que repensavam o ensino de História Assim, a imagem ganhou maior espaço nas propostas pedagógicas, atuando como evidências em relação ao passado Nessa perspectiva, propomos uma reflexão sobre o uso da imagem fotográfica como documento e fonte histórica escolar Considerando o pressuposto de que a leitura da imagem permite a construção do conhecimento histórico escolar, analisamos a produção escrita de alunos do ensino Fundamental e Médio de escolas da rede pública do estado do Paraná, e a organização do conhecimento histórico na suas estruturas cognitivas, através de atividade pedagógica mediadas pelo uso de imagens fotográficas do primeiro governo de Getúlio Vargas (193-1945)HistóriaEstudo e ensinoBrasil. Presidente (1930-195 : Vargas)Formação de conceitosHistóriaStudy and teachingImagesPhotography in historiographyHistory - InterpretationA produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica : o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945)Dissertação