Alcará, Adriana RoseclerGasparini, Zoraide Aparecida2024-09-172024-09-172023-03-30https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17618A pesquisa tem como propósito apresentar reflexões a respeito do desenvolvimento da competência em informação nas ações realizadas no Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina e a necessidade de sua contextualização e execução à Agenda 2030. A competência em informação é entendida como uma junção de habilidades para lidar com a informação em situações apresentadas na sociedade, que pode contribuir para romper as barreiras referentes à informação em diversos contextos, inclusive em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, que propõem a melhoria da vida das pessoas e do planeta nas três esferas (social, econômica e sustentável). Caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, de natureza qualiquantitativa a partir de uma pesquisa de campo. O locus da pesquisa foi o Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina. A população alvo foi composta por sete bibliotecários e nove técnicos de gestão pública que atuam nas bibliotecas. Como técnica de coleta de dados utilizou-se o questionário, a entrevista e análise documental, sendo que os dados foram analisados com base em algumas categorias, por meio da Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, identificou-se que são desenvolvidas ações multiplicadoras da Agenda 2030 e da competência em informação. Destaca-se como exemplos o projeto Literatura na biblioteca, Toda quinta tem história, Mural de empregos, Palestras, dentre outros. Identificou-se que os ODS 1, 3, 4, 5, 8, 10 e 17 são os mais atendidos nas ações, mas todos foram relacionados, de algum modo, às diferentes ações que são desenvolvidas no Sistema de Bibliotecas estudado. Verificou-se que a maioria dos bibliotecários não tinham conhecimento relacionado à competência em informação e à Agenda 2030. Porém, foi possível visualizar que o trabalho que vem sendo realizado pelos bibliotecários e sua equipe tem o potencial para a formação de habilidades no contexto das quatro dimensões da competência em informação (técnica, estética, ética e política), assim como apoiam no atendimento de diferentes ODS da Agenda 2030. Talvez, ainda seja necessário um processo mais reflexivo do próprio profissional em sua atuação prática do dia a dia em relação às dimensões e os ODS, para que a multiplicação da competência em informação ocorra de forma mais conscienteporCompetência em informaçãoBiblioteca públicaAgenda 2030 - SustentabilidadeODSCompetência em informação e agenda 2030 no âmbito do sistema de bibliotecas públicas de LondrinaInformation Literacy and 2030 Agenda within the scope of the Public Libraries System of Londrina CityDissertaçãoCiências Sociais Aplicadas - Ciência da InformaçãoInformation literacyPublic library2030 agendaSDGsLibrarian