Simon, Luiz Carlos Santos [Orientador]Spínola, Ana Luiza Martignoni2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14239Resumo: Manuel Bandeira, sabemos, é um dos mais importantes poetas brasileiros do século XX Apesar de consagrar-se sobretudo na poesia, há um acervo vasto em prosa que até pouco tempo não se tinha dado a importância devida A partir de um trabalho encabeçado pelo crítico literário Júlio Castañon Guimarães, hoje podemos ter acesso a um material de crônicas inéditas que estavam esparsas em diversos periódicos Esse trabalho resultou na compilação dos textos de Bandeira em dois volumes, editados pela Cosac Naify: Crônicas Inéditas I (192-1931) e Crônicas Inéditas II (193-1944) Apesar de estar no título do livro é preciso salientar que: “Neste volume reúnem-se textos de Manuel Bandeira publicados na imprensa e que não foram aproveitados nos livros em que sua prosa foi reunida” (BANDEIRA, 28, p 433) E a reunião dessas crônicas veio suprir uma lacuna na obra bandeiriana, a qual Leila Coelho Frota já apontava em seu texto “Manuel Bandeira e a crítica de arte”, texto esse publicado em homenagem ao centenário de nascimento do autor, no livro Manuel Bandeira: verso e reverso (1987), dizendo que havia encontrato dificuldade em acessar um material organizado com os textos de Bandeira como crítico de arte No entanto, esses textos de Bandeira reunidos nos dois volumes vão além das críticas de artes, e desse modo o trabalho apresentado em Crônicas Inéditas I e II abrange todos os textos que foram possíveis de serem reunidos Dizemos possíveis, pois como o próprio Castañon apontou, não é possível reunir todos, porque além de Bandeira ter publicado muitos textos “nem sempre é fácil localizar determinados periódicos e, quando localizados, nem sempre se tem a oportunidade de contar com coleções completas (BANDEIRA, 28, p 433) A problematização sobre a falta de uma reunião dos textos de Bandeira que foram publicados na imprensa não fica apenas a cargo de Lelia Coelho Frota, como foi apontado anteriormente Antonio Dimas também já apontava essa falta, anos antes, em seu artigo “Manuel Bandeira no Diário Nacional”, publicado na revista Língua e Literatura, em 1977 Como o quadro se modificou e o trabalho de Castañon ajudou a resgatar a vastíssima obra em prosa bandeiriana, deixa-nos a possibilidade de investigá-la Nosso intento, nesse trabalho, portanto, é pesquisar as crônicas em que Bandeira, crítico implacável, aborda a música, as artes plásticas e a literatura, algumas de suas temáticas Para isso, utilizamos como corpus, além dos volumes de Crônicas Inéditas, o primeiro livro de crônicas de Bandeira: Crônicas da província do Brasil (1937) – reeditado também pela Cosac & Naify em 26 Como a obra é extensa e seus conteúdos diversos (vão da arquitetura à política, da artes plásticas à música), delimitamos o corpus somente aos três temas delimitados no título do trabalhoCrônicas brasileirasHistória e críticaModernismo (Literatura)Modernism (Literature)Manuel Bandeira : crônicas sobre música, artes plásticas e literaturaDissertação