Martins, Rosane Fonseca de Freitas [Orientador]Ferraz, Mariana Garcia2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9913Resumo: A presente pesquisa visa compreender os atributos das abordagens comunicativas contemporâneas destinadas à conscientização de crianças e jovens Nos últimos anos, surgiram diversos projetos com o propósito de desconstruir a mentalidade desse público acerca dos tradicionais papéis sociais de gênero associados à feminilidade e masculinidade Esta Dissertação apresenta um estudo de caso do projeto #DonasdaRua, que tem como foco a produção de conteúdos da Turma da Mônica que promovam mensagens positivas sobre a temática de igualdade e representação de gênero, em especial por meio da atuação no ciberespaço O trabalho explora a relação entre as expressões feministas contemporâneas e as tecnologias digitais, analisando os conteúdos sobre concepções de gênero do #DonasdaRuas nas mídias sociais, destinados, sobretudo às gerações Y, Z e Alpha O corpus da pesquisa é constituído por materiais gráficos digitais da coleção de pôsteres “Donas da Rua da História” e HQs da série “Construindo Novas Histórias para Meninas e Meninos”, divulgados no site, Facebook e Instagram Foi realizada uma análise qualitativa, descritiva e exploratória, a partir de dois protocolos – um teórico e outro prático –, sobre aspectos formais e de conteúdo dos materiais em questão Os resultados demonstram que a iniciativa #DDR é uma abordagem inovadora que apoia-se na utilização de ferramentas virtuais para engendrar um espaço de comunicação e engajamento entre os receptores, viabilizando o surgimento de vínculos de apoio e atuando como um mecanismo de denúncia ao desempenhar a função de informar, educar e empoderar os agentes envolvidos no processo comunicativoComunicaçãoSentido (Filosofia)MulheresRepresentações sociaisInternet e ativismoCommunicationMean (Philosophy)WomenSocial representationsInternet and activismAbordagens de comunicação visual sobre a representação da mulher : o caso #DonasdaRuaDissertação