Torres, Eloiza Cristiane [Orientador]Torrezani, Neiva Camargo2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15549Resumo: Ao longo de sua trajetória dentro da Geografia, a paisagem, enquanto conceito, apresentou performances distintas, adquirindo, portanto, diferentes significados entre as múltiplas abordagens geográficas, as quais a moldaram segundo seu contexto histórico e cultural Devido ao reconhecimento da importância do estudo desse conceito para a ciência geográfica e, consequentemente, ao ensino de Geografia, esta pesquisa busca refletir sobre a pluralidade conceitual e cognitiva do conceito de paisagem sob a luz de três linhas de pensamento geográfico distintas: a Crítica, o GTP (geossistema, território e paisagem) e a Humanista Nessa perspectiva, procura-se interpretar e delinear a concepção de 2 professores de Geografia a respeito desse conceito, com a intenção de identificar quais bases teóricas fundamentam seu trabalho Os professores participantes da pesquisa fazem parte da rede estadual de ensino (Fundamental II) do Paraná, de sete municípios Neste estudo, busca-se também expor algumas considerações a respeito do ensino de Geografia e a construção do conhecimento na escola pelos alunos Ao final, é apresentada uma análise dos professores participantes da pesquisa de acordo com a abordagem geográfica que influencia seu entendimento sobre o conceito de paisagemGeografiaPaisagemFormação de conceitosPercepção geográficaCompreensão (Teoria do conhecimento)GeographyStudy and teaching - EnvironmentLandscapeConcept formationGeographical perceptionComprehension (Theory of knowledge)Geographic teaA prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografiaDissertação