Vitaliano, Célia Regina [Orientador]Vioto, Josiane Rodrigues Barbosa2024-05-012024-05-012022.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8731Resumo: Atualmente, vivenciamos a crescente entrada de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas regulares de ensino, o que tem acarretado desafios e incertezas por parte dos profissionais que atendem os referidos alunos, especificamente, em relação ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que possibilitem sua aprendizagem, participação nas atividades e socialização Levando em consideração essa constatação, realizamos a presente pesquisa com o objetivo de analisar as práticas pedagógicas direcionadas aos alunos com TEA, apresentadas por pesquisadores das áreas de Educação e da Educação Especial, considerando artigos científicos nacionais e internacionais (publicadas em Língua Portuguesa e em Língua Espanhola), teses e dissertações nacionais publicadas entre os anos de 215 a 22 Este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica O corpus analisado foi constituído de 72 trabalhos científicos, sendo quatro teses, 33 dissertações e 35 artigos científicos, provenientes das bases de dados Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Scientific Electronic Library Online (SCIELO); Portal de Periódicos da CAPES; Rede de Revistas Científicas da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal- REDALYC; Banco de Dados de Conteúdo Científico Hispânico- DIALNET Por meio de procedimentos sistematizados para análise do material selecionado, os dados foram organizados em dois temas gerais denominados como: (a) práticas pedagógicas favoráveis à inclusão de alunos com TEA; e (b) práticas pedagógicas dificultadoras do processo de inclusão escolar dos alunos com TEA O primeiro tema foi dividido em cinco categorias e 25 subcategorias que foram relacionadas às habilidades sociocomunicativa, comportamental, aprendizagem acadêmica, desenvolvimento motor; e a organização do contexto escolar O segundo tema foi dividido em três categorias e seis subcategorias, que foram relacionadas às habilidades sociocomunicativa, aprendizagem acadêmica e organização do contexto escolar Destacamos que as categorias e subcategorias de análise foram organizadas seguindo as orientações de Bardin (1977) Os resultados provenientes da presente pesquisa revelaram, em sua maioria, descrições, orientações e /ou sugestões de práticas pedagógicas favoráveis à inclusão de alunos com TEA em escolas regulares de ensino comum, e uma menor parte dos trabalhos analisados com descrições de práticas pedagógicas que dificultam a inclusão dos referidos alunos Considerando a análise dos dados, a categoria mais citada pelos autores considerando as práticas pedagógicas favoráveis à inclusão de alunos com TEA foi a referente às habilidades sociocomunicativas; já a categoria com menor frequência de estudos teve relação com o desenvolvimento motor Com referência às práticas pedagógicas que dificultam a inclusão de aluno com TEA, tivemos as categorias pertinentes a aprendizagem acadêmica e a organização do contexto escolar como os mais destacados entre os autores Consideramos que os resultados e discussões podem contribuir para a organização de propostas destinadas à formação de professores em relação ao processo de inclusão dos alunos com TEA, bem como se constituir em fonte de informação para futuros leitores (professores e demais profissionais da área da Educação) sobre práticas pedagógicas favoráveis ao processo de inclusão de alunos com TEAPráticas pedagógicasTranstorno do espectro autista (TEA)Educação inclusivaPesquisa bibliográficaPedagogical practicesAutism spectrum disordersInclusive educationBibliographical searchingPráticas pedagógicas desenvolvidas em escolas regulares de ensino direcionadas a alunos com transtorno do espectro autista : uma pesquisa bibliográficaTese