Both, JorgeLopes, Yasmin Dolores2024-08-292024-08-292023-06-02https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17341As percepções de Satisfação no Trabalho e crenças de Autoeficácia são variáveis que influenciam no engajamento profissional de Professores de Educação Física e a preposição a permanecerem na carreira docente. Considerando isso, o objetivo do estudo foi analisar a Satisfação no Trabalho e a Autoeficácia docente de professores de Educação Física da Educação Básica do município de Londrina. A pesquisa se constituiu por um estudo de campo com características descritivas, com corte transversal e abordagem quantitativa. A população deste estudo foi composta por 237 professores de Educação Física das Redes Estadual e Municipal da cidade de Londrina – Paraná, sendo a amostra constituída no estudo de 209 professores que concordaram em participar do estudo. Para a coleta de dados foram utilizados três instrumentos, sendo um questionário sociodemográfico, a Escala de Autoeficácia de Professores de Educação Física, desenvolvida por Polydoro et al. (2004) e a Escala de Qualidade de vida no Trabalho Percebida por Professores de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio (QVT-PEF) validada por Both et al. (2006). Os resultados das variáveis sociodemográficas demonstraram prevalência de alguns dados, sendo em sua maioria professores do sexo feminino, possuíam filhos, casadas, possuíam 43 anos de idade, atuavam em dois níveis de ensino, com vínculo empregatício concursado na rede municipal, possuíam título de especialista, desenvolviam a atividade docente a 14 anos, atuavam com 40 horas semanais de trabalho, em 12 turmas tendo em média 27 alunos, recebendo aproximadamente 4 salários-mínimos, possuíam 8 horas semanais de lazer, haviam se formado em instituições públicas e estavam no ciclo de desenvolvimento profissional de afirmação. Na avaliação global da Autoeficácia e da Satisfação no Trabalho o resultado foi mediano, sendo que os maiores índices de satisfação foram evidenciados nas dimensões: progressão na carreira, relevância social no trabalho, autonomia e leis e normas; e os menores índices de satisfação foram apresentados nas dimensões: trabalho e espaço total de vida, remuneração, condições de trabalho e integração social no trabalho. Ao avaliar por meio da análise de agrupamentos, foram identificados três grupos, sendo que o grupo 2 apresentava os maiores índices de satisfação no trabalho e autoeficácia. Os docentes que apresentaram maiores níveis de satisfação no trabalho e de autoeficácia são os que possuem poucas turmas, atuam na etapa da educação infantil e com vínculo empregatício com o município de Londrina, sendo possível afirmar que ministrar aulas no Ensino fundamental séries iniciais já começa a influenciar negativamente no sentimento de autoeficácia e percepção de satisfação.porSatisfação no TrabalhoAutoeficácia DocenteEducação FísicaEducação Básica.Satisfação no Trabalho e autoeficácia dos docentes de Educação Física da Educação Básica da Rede Municipal e Estadual de Educação de Londrina - ParanáSatisfaction and Self-Efficacy of Physical Education Teachers in Basic Education of the Municipal and State Education Network of Londrina - ParanáDissertaçãoCiências da Saúde - Educação FísicaJob SatisfactionTeaching Self-EfficacyPhysical educationBasic education