Henning, Leoni Maria Padilha [Orientador]Silva, Etianne Ribeiro da2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11173Resumo: Cultura, educação, violência são temas que vêm se constituindo, nas últimas décadas, como um dos principais objetos de reflexão de vários estudiosos no mundo todo em diversas áreas do conhecimento Isto confirma que as manifestações desses fenômenos compõem uma preocupação social Assim, considerando a cultura como conjunto de manifestações e conhecimentos gerais pertencentes a um povo e principal forma de socialização dele, pretende-se refletir a respeito de algumas de suas características negativas da cultura, a saber, aquelas que mesmo sendo produzidas pelos homens acabam por desumanizá-los Para tanto, a importância da análise da realidade à luz das afirmativas dos autores se torna extrema para a possibilidade de desvelarmos os elementos repressivos contidos nas relações humanas, até chegarmos especialmente na educação formal Para esse empreendimento, o presente trabalho tem como base teórica principal algumas proposições de Theodor W Adorno e conta também com outros autores, tais como Eric Fromm, Hannah Arendt, Christoph Türcke, Paulo Freire, entre outros, que auxiliam na discussão e desvelamento de ideias acerca da forma repressiva da cultura humana Repressiva que significada conter, refrear, oprimir, sustar ou dominar as potencialidades humanas através de forças psicológicas e comportamentais advindas da cultura de mercado que valoriza o poder, a exploração e tem como principais consequências o egoísmo, a competitividade e o preconceito Por fim, as proposições desses autores para a educação, nos permitem repensar as práticas pedagógicas, a organização escolar, os recursos utilizados pelos agentes educacionais para a formação de uma sociedade mais humanizadaCulturaEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasCultureCultura repressiva : o que pode a educaçãoDissertação