Lorencini Junior, Álvaro [Orientador]Quirino, Josiane da Silva2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13738Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar aspectos relevantes para o ensino dos conteúdos de sexualidade na opinião de alguns professores de Ciências atuantes na rede Estadual de Ensino As perguntas que norteiam o desenvolvimento da pesquisa são as seguintes: De que forma os professores pensam ser interessante desenvolver os conteúdos de sexualidade com os alunos? Quais os encaminhamentos metodológicos sugeridos para o ensino da sexualidade com relação às estratégias e recursos de ensino? Como seria um bom projeto de Educação Sexual? Para respondermos essas questões, procedemos a pesquisa com características qualitativas Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete professores de Ciências os quais atuam em duas escolas da cidade de Londrina - PR Os resultados encontrados apontam que as estratégias mais utilizadas pelos docentes são: aulas expositivas, discussões ou debates e dinâmicas de grupo Entre os recursos, o mais utilizado é a “caixa de perguntas” mencionado por cinco dos sete entrevistados Outros recursos empregados são imagens e desenhos, textos e seminários As abordagens de Educação Sexual que norteiam o trabalho dos professores, no que se refere às aulas de sexualidade são: Abordagem Religiosa Tradicional e Libertadora, Abordagem Médica, Abordagem Pedagógica e Abordagem Emancipatória Contudo, a abordagem dos conteúdos de sexualidade predominantemente encontrada nas entrevistas é a Abordagem Pedagógica de Educação SexualCiênciaEstudo e ensinoCiênciaFormação de professoresEducação sexualScienceScienceSex instructionsSexualityConcept formationStudy and teachingTeacher trainingMethodologySexualidade na escola : encaminhamentos metodológicos na perspectiva dos professores de ciênciasDissertação