Klein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]Boni, Fernanda Aiex2024-05-012024-05-012010.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12337Resumo: Este trabalho investiga algumas mudanças na edição de imagens com a passagem da TV Analógica para a Digital no Brasil A partir da teoria da mídia de Vilém Flusser e seu conceito de "aparelho" desenvolve-se uma análise teórica da nova relação entre os jornalistas e os equipamentos digitais de edição, levando-se em conta o conceito de hiper-realidade, proposto por Jean Baudrillard Retomando o percurso filosófico do real ao longo da história e ainda os conceitos positivistas, que embasam a atividade jornalística, discute-se de que maneira a manipulação das imagens digitais e a construção de universos gráficos interferem na nova representação do real apresentada pelo telejornalismo Com base em entrevistas com editores da Rede Globo em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba (cidades onde a TV Digital já foi implantada), analisa-se a maneira como a nova tecnologia pode interferir no compromisso primeiro do jornalismo, que é o de relatar os fatos da maneira mais fiel possível A discussão propõe um engajamento dos profissionais e da sociedade em busca de uma maior consciência crítica em relação às imagens digitais no jornalismo, com uma visão ética do uso dos recursos de manipulação e construção de cenas na edição das notíciasTelejornalismoTelevisão digitalJornalistasIntrumentos digitaisComunicações digitaisTelevision journalismDigital TVTV digital : o aparelho e a reprentação do real na edição de imagens no telejornalismoDissertação