Tonelli, Juliana Reichert AssunçãoFerreira, Otto Henrique Silva2024-11-052024-11-052024-04-26https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18388O campo da linguística aplicada (LA) vem passando por transformações motivadas pelo surgimento de outras formas de visualizar e propor soluções que envolvem a linguagem e as relações humanas, que vêm sendo postas em discussão por autores na área (CELANI, 1992; MOITA LOPES, 2006, 2009; ARCHANJO, 2011). Com este movimento de transformação se evidencia a transdisciplinaridade, que abre espaço para práticas que possibilitem a professores e alunos romperem barreiras impostas pelo sistema educacional, tanto em relação às áreas de ensino, quanto aos próprios ambientes onde são promovidas interações e a aprendizagem (PENNYCOOK, 2006; SÃO PEDRO, 2016; FERRAZ, 2018; KLEIMAN; VIANNA; DE GRANDE, 2019). Em busca de oferecermos uma educação linguística de qualidade em língua inglesa (LI) (KAWACHI-FURLAN; TONELLI, 2021; TONELLI, 2023) e linguagem musical (LMs) (MED, 1996) com crianças (MALTA, 2019), estabelecemos o objetivo geral de investigarmos como atividades transdisciplinares organizadas em uma sequência didática (SD) (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2011) do gênero canção contemporânea pop (CCP) (AMMER, 2004; LENKA, 2009) podem colaborar para a educação linguística em LI e LMs com crianças, levantando questionamentos a respeito dos espaços para o desenvolvimento das capacidades de linguagem (CL) (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993; CRISTOVÃO, 2013; JOAQUIM DOLZ [...], 2015) e da propulsão do engajamento textual (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010; TONELLI, 2012) de alunos de uma turma de quarto ano do ensino fundamental. Após a elaboração da SD, a aplicação foi realizada junto às crianças de oito a nove anos, com aulas ocorrendo tanto em contexto presencial, quanto remoto, tendo em vista as necessidades de adaptação (DOLZ, 2009) em função dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19 (TONELLI; KAWACHI-FURLAN, 2021). Foram transcritas as 27 aulas em que a SD foi aplicada e, considerando nosso objetivo geral e nossas perguntas de pesquisa, analisamos as transcrições em busca de indícios da transdisciplinaridade, mobilização dos elementos da LMs, desenvolvimento das CL e do engajamento textual dos alunos. A partir dessa análise qualitativa-interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2006; DÖRNYEI, 2006), propomos constituintes que representam as relações entre capacidades e elementos transdisciplinares (CEC), destacando a importância da transdisciplinaridade para a educação linguística em LI e LMs junto às crianças. A partir do nosso referencial, foram analisados 16 excertos de interações que ocorreram durante as aulas e três imagens de atividades realizadas pelos alunos, nos quais percebemos indícios dos CEC. Ademais, foi realizada uma análise quantitativa (MICHEL, 2005) por meio da qual organizamos quatro gráficos em que representamos a reincidência dos constituintes no decorrer das aulas de aplicação da SD. Por fim, concluímos que as relações transdisciplinares propulsionadas pela utilização de uma SD elaborada em torno do gênero CCP podem colaborar para a educação linguística em LI e LMs com crianças, tendo a importância da transdisciplinaridade sido constatada por meio das aparições significativas dos CEC nas aulas realizadas.porTransdisciplinaridadeLinguagem musicalEducação linguística em língua inglesaSequência didáticaLinguística aplicadaLinguagemLíngua inglesaMúsica e linguagemInglês musical: educação linguística transdisciplinar na infância por meio do gênero canção contemporânea POPMusical english: transdisciplinary linguistic education in childhood through the contemporary POP song genreTeseLingüística, Letras e Artes - LingüísticaLingüística, Letras e Artes - LingüísticaTransdisciplinarityMusical LanguageLinguistic Education in the English LanguageDidactic sequenceApplied LinguisticsLanguageEnglish languageMusic and language