Jorge, Marcos [Orientador]Silva, Maria Suely Fernandes da2024-05-012024-05-012008.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11022Resumo: Este trabalho tem como premissa que um dos grandes desafios do século XXI é promover a educação em todos os níveis, e, ao ensino superior cabe estabelecer base de um pacto com a sociedade, conduzir-se a novos rumos para que possa e-xercer o seu papel à altura das exigências históricas Assim, realiza-se um estudo das dissertações do Mestrado em Educação, Área de Concentração Educação Escolar, da Universidade Estadual de Londrina, no período de 1995 a 26, partindo da seguinte problematização: quais são as prováveis contribuições agregadas pelas dissertações do Mestrado, nesse período, ao campo do conhecimento quanto ao fenômeno da educação escolar? Objetiva fornecer subsídios a outros pesquisadores que possam se interessar pelo tema e encontrar material disponível para novos es-tudos, analisar a organização do Programa para detectar seu envolvimento social com a cidade de Londrina e seu entorno regional, especificamente, o norte do Para-ná Seu caráter é censitário-descritivo, com predominância de abordagem qualitati-va, uma meta-análise dos trabalhos produzidos e aprovados O mapeamento, com diagnósticos parciais, dessas produções permite concluir que são significativas suas contribuições ao processo de construção de políticas educacionais voltadas à for-mação do cidadão crítico preparando-o para atuar na sociedade e na produção e transmissão do conhecimento como também para a construção coletiva da universi-dade cada vez mais forte e verdadeiramente inserta na sociedade para se levar em consideração a conexão entre educação e desenvolvimentoCursos de mestrado em educaçãoPesquisaEducaçãoPós-graduaçãoEstudo e ensino (Superior)Education - Scientific research - BrazilEducation - Graduate work - BrazilStudy and teaching (Higher)Higher education - Scientific productionO mestrado em educação da UEL : um estudo das dissertações 1995-2006Dissertação