Aguilera, Vanderci de Andrade [Orientador]Souza, Adriana dos Santos2024-05-012024-05-012012.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13652Resumo: Nos estudos sobre as mudanças linguísticas no Português Brasileiro, à luz da abordagem funcionalista, encontram-se muitas pesquisas concernentes ao ONDE, tanto em visão sincrônica, diacrônica como pancrônica Diante deste quadro, a presente pesquisa objetiva compreender o processo de gramaticalização do item em questão, no que diz respeito aos valores não preconizados pela gramática tradicional, mas já registrados em sincronias anteriores Também visa a observar como essa mudança está acontecendo, a partir dos estágios de Hopper (1991) O corpus do trabalho é constituído por documentos que compõem o projeto Para a História do Português Paranaense: estudos diacrônicos em manuscritos dos séculos XVII a XIX – PHPP São manuscritos pertencentes à antiga 5ª comarca de São Paulo (atual estado do Paraná), guardados no Arquivo Público do Estado de São Paulo, sendo transcritos e editados pela equipe do projeto acima mencionado, na Universidade Estadual de Londrina Em face dessas considerações, esta tese é composta por um capítulo sobre a história do Paraná e do Projeto PHPP; um histórico sobre os advérbios e os pronomes, classes a que pertence, em geral, o elemento pesquisado; uma seção destinada às reflexões sobre a gramaticalização; a descrição do corpus e análise dos dados e, por fim, a discussão dos resultados A metodologia empregada envolveu a pesquisa bibliográfica e a análise quantitativa e qualitativa Foi realizado um pequeno tratamento dos dados a partir da junção e/ou separação de palavras para a aplicação do programa de busca de ocorrências NOTEPAD+++, adquirido por meio do convênio CAPES/COFECUB, que proporcionou à doutoranda um estágio de cinco meses no LDI da Université Paris 13 Os resultados indicaram que o item se encontra, no período estudado (séculos XVIII e XIX), na primeira fase proposta por Hopper (1991) do processo, ou seja, a estratificação Também foram verificadas como as políticas linguísticas pombalinas para a educação influenciaram o uso da norma culta da Língua Portuguesa nas sincronias assinaladas, contribuindo para que o ONDE não tivesse usos tão afastados do seu valor canônicoLíngua portuguesaGramaticalizaçãoLíngua portuguesaEstudo e ensinoBrasilPortuguese languageGrammaticalizationLinguistic changeBrazilStudy and teachingContribuições para o estudo da gramaticalização do item onde na história do português brasileiro : documentos paranaensesTese