Melo, Camila Muchon de [Orientador]Ferreira, Mariana Carolina Batista2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8446Resumo: Um aspecto relevante da obra skinneriana refere-se ao seu projeto moral e político Skinner analisou as condições sociais despóticas e delimitou os compromissos éticos-políticos do Behaviorismo Radical em prol de transformações sociais O autor identificou variáveis necessárias, designadas valores secundários, para a consecução desse projeto Esses valores sinalizam o direito à vida (integridade psicossocial), à liberdade (autonomia ética e social) e à felicidade O presente estudo teve como objetivo analisar em que medida o sistema de valores secundários de Skinner se alinha a proposta de justiça social e pode fundamentar diretrizes éticas para o objetivo educacional skinnerino Foi realizada uma pesquisa conceitual com base nas seguintes fases: (1) Seleção dos Textos em (a) textos fundamentais, e (b) seleção de textos auxiliares; (2) Procedimento de interpretação conceitual de texto (PICT), análise das categorias conceituais que se relacionaram diretamente aos temas ética, valores secundários e educação em 25 textos selecionados; (3) Sistematização dos resultados, articulação das sínteses interpretativas dos textos fundamentais na forma de um texto final que buscou responder a pergunta de pesquisa; (4) Identificação dos valores secundários na obra Walden II Foi identificado convergências e divergências entre a filosofia moral skinneriana e a justiça social Ambas as matrizes teóricas converegem no que concerne a eleição de valores O conceito de bem relaciona-se à preservação da vida humana (humanidade como fim) Entretanto, uma divergência quanto ao procedimento de ação direta (atividade fim) pode ser considerada: a justiça social propõe um mecanismo corretivo (compensação das desigualdades sociais instaladas), enquanto a proposta de Skinner prioriza a alteração das estruturas sociais Verificou-se ainda influência dos Direitos Humanos sobre os princípios valorativos skinneriano e da justiça social Os valores prescritos pelas correntes teóricas convergem e sinalizam interesses e necessidades comuns aos indivíduos, tais como respeito a integridade física, psicológica e social Ambas as propostas sugerem um critério moral essencial à prática psicológica: a sensibilidade as necessidades sociais Esse critério pode instituir-se como um valor concreto à prática do analista do comportamento e sinalizar estímulos discriminativos sob os quais ele deverá estar sensível, bem como indicar contingências que devem ser satisfeitas para que seja possível promover o equilíbrio entre bem-estar individual e coletivo Sistematizadas, as necessidades sociais indicam um conjunto de valores comuns: princípios altruístas, cooperativos, de respeito à diversidade humana, de sustentabilidade e de responsabilidade social Esses valores comuns inviabilizam um relativismo moral absoluto Identificou-se, ainda, que os princípios éticos citados convergem com o objetivo educacional skinneriano: desenvolver comportamentos que sejam efetivos para o indivíduo e seu grupo A proposta educacional do autor contemplou o arranjo de contingências cooperativas, isonômicas, altruístas e que instrumentalize os indivíduos acerca dos princípios comportamentais a fim de gerar autonomia ética e social Por fim, este estudo não teve pretensão de esgotar o tema, tampouco apresentar uma proposta interpretativa absoluta, mas ampliar o campo de debate sobre questões éticas e educacionaisAnálise do comportamentoÉticaJustiça socialEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasBehavioral analysisEthicsSocial justiceEducation - BrazilValores secundários em Skinner e justiça social : compromissos éticos para a educaçãoDissertação