Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]Fujita, Elza Tie2024-05-012024-05-012017.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16146Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar e compreender como as dimensões sócio-históricas e didático-pedagógicas interferem na apropriação e complexificação da conduta leitora dos alunos do 9º ano de uma escola pública, mediante as atividades de Leitura Literária dirigida à formação crítica do leitor Estabeleceu-se como objetivos específicos: analisar as concepções dos professores acerca do ensino da Leitura Literária; observar e analisar a ação docente com atividades de Leitura Literária, bem como, as produções textuais dos alunos realizadas durante o processo de intervenção pedagógica Ressalta-se que esta Dissertação faz parte da linha de pesquisa, Docência: Saberes e Práticas, do núcleo de Ação Docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e está vinculada ao Programa Observatório da Educação (OBEDUC), que pertence à área de Educação A investigação envolveu uma escola da Educação Básica localizada na região sul do município de Londrina, Paraná, da qual foram selecionadas duas turmas (A e B) do 9º ano do Ensino Fundamental II e duas professoras de Língua Portuguesa Trata-se de uma pesquisa ação de delineamento qualitativo e de abordagem crítico-dialética, cuja análise e reflexões realizadas, foram pautadas nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético, da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica Como instrumentos de produção de dados, foram utilizados questionários, houve também observações realizadas durante o processo de intervenção por meio de diário de bordo e análises das produções textuais dos alunos A proposta de intervenção com atividade de Leitura Literária envolveu o estudo de duas crônicas literárias tendo em vista a possibilidade de abordar algumas das várias dimensões (cultural, política, social, etc) contidas nos textos Ressalta-se que o processo de intervenção foi efetivado pelas professoras regentes das salas entre os meses de novembro e dezembro, contemplando aproximadamente 12 aulas em ambas as turmas Em suma, os resultados indicaram que o ato de ler está diretamente associado às condições culturais, sociais, econômicas e pedagógicas no qual os alunos são expostos ao longo do período de escolarização, visto que, o acesso aos bens materiais e imateriais que separam a sociedade em classes é transposto também para o contexto escolar, dificultando a efetivação de ações didáticas com as atividades de leitura Mediante as dificuldades encontradas no contexto educacional, considera-se essencial refletir acerca das metodologias que envolvem as atividades de Leitura Literária, assim como, investir na melhoria das condições de trabalho do professor e na sua formação inicial e continuadaLeituraLiteraturaEstudo e ensinoLeitoresFormaçãoReadingLiterature - Study and teachingStudy and teachingAtividades de leitura literária : realidade e possibilidades para a formação do leitor crítico nos 9º anos do ensino fundamentalDissertação