Souza, Silvia Regina deRussi, Elaini Karoline2024-10-162024-10-162024-04-12https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18076Este estudo visou investigar a capacitação de instrutores de trânsito e o processo de formação de condutores. Para tanto foram desenvolvidos dois estudos. No Estudo 1 foi realizada uma revisão integrativa de literatura com o objetivo de investigar o que tem sido produzido sobre programas de capacitação para formação dos instrutores de trânsito. Foram realizadas buscas com as seguintes expressões em inglês e português: “formação profissional”, “capacitação profissional”, formação, capacitação, treinamento, “processo formação”, curso, “programa intervenção”, “programa instrutor de trânsito” combinadas com “instrutor de trânsito” nas bases de dados: EBSCO, Science Direct (Elsevier); EMBASE (Elsevier); Lilacs, Scopus, Web of Science, PsycINFO, ERIC e Scielo. Também foi usada a expressão em inglês: “driving instructors”. Foram encontrados 1264 estudos, porém foram selecionados quatro para análise. Os 1260 eliminados não tinham relação com o objetivo da pesquisa, abordavam a interação do instrutor de trânsito com o aprendiz durante o processo de aprender a dirigir. Quanto ao país de publicação, nenhum deles foi publicado no Brasil. De modo geral, os artigos não abordavam questões sobre a formação de instrutores de trânsito ou das habilidades que precisam ser consideradas no processo de capacitação deste profissional. Os dados evidenciam a necessidade de elaborar pesquisas científicas voltadas para a formação de instrutores de trânsito. O Estudo 2 teve por objetivo elaborar um plano de ensino e, com base nele, um guia instrucional para o curso de prática de direção veicular. O plano de ensino foi elaborado de acordo com a PCDC (Programação das Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos). O procedimento foi composto pelas seguintes etapas: (a) avaliação dos resultados apresentados na dissertação de Russi (2016), (b) distribuição dos comportamentos, selecionados na Etapa 1, nas categorias propostas por Russi et al. (2011), (c) elaboração do Diagrama de decomposição, (d) análise dos comportamentos decompostos na Etapa 3, (e) sequenciamento dos comportamentos constituintes do Diagrama de decomposição de acordo com sua abrangência, (f) elaboração do plano de ensino e, com base nele, de um guia com o planejamento inicial das condições de ensino para desenvolver o comportamento terminal “conduzir veículo motorizado” no curso de prática de direção veicular conforme as exigências da Resolução 789/20 (CONTRAN). A elaboração do Diagrama de decomposição proporcionou um total de 405 comportamentos componentes da classe geral de comportamentos “conduzir veículo motorizado”. Desse total, 113 foram identificados e 292 comportamentos foram decompostos. O sequenciamento dos comportamentos no diagrama de decomposição possibilitou verificar por qual comportamento o ensino deve começar e como os comportamentos podem ser distribuídos em unidades de ensino. A elaboração do guia, enquanto um recurso, visa contribuir para planejar e realizar o ensino de “conduzir veículo motorizado” de modo a aumentar a probabilidade de produzir aprendizagens significativas. O guia instrucional apresenta uma sequência de ações, que servem para padronizar os procedimentos em relação ao curso de prática de direção veicular, para orientar o instrutor de trânsito sobre quais comportamentos precisam ser ensinados no processo de formação de condutoresporProgramar condições para o desenvolvimento de comportamentosPCDCCentro de Formação de CondutoresAutoescolasGuia instrucionalAnálise do comportamento e psicologia no trânsito: capacitação de instrutores e formação de condutoresBehavior analysis and traffic psychology: training of traffic instructors and training of driversTeseCiências Humanas - PsicologiaCiências Humanas - PsicologiaPrograming conditions for the development of behaviorsPCDCDriver training centerDriving schoolsInstructional guide