Freire, Flávio [Orientador]Nagy, João Marcos2024-05-012024-05-012019.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16741Resumo: A presente pesquisa, de base qualitativa, relata a experiência em sala de aula do uso do radioteatro em aulas de língua portuguesa, para alunos da rede pública, do oitavo ano do ensino fundamental; tendo como objetivo a apropriação, por parte dos alunos, dos elementos do gênero em questão e a melhoria nas habilidades de oralidade, leitura e escrita O referencial teórico se sustenta na teoria bakhtiniana, sendo amparada por documentos legais e autores do Radiojornalismo Os dados foram coletados em sala de aula, durante a aplicação de atividades orais e escritas, que culminaram na elaboração e apresentação de um capítulo de radioteatro As considerações finais buscam demonstrar a necessidade de maior ênfase às atividades orais em sala de aula, e como o radioteatro pode servir na construção identitária e no aperfeiçoamento linguístico dos alunosLíngua portuguesaEstudo e ensinoRadioteatroLeituraEscritaStudy and teachingReadingWritingRadio playsPortuguese languageA experiência do radioteatro em sala de aula : a voz e a vez dos alunosTrabalho de Coclusão Final