Arias Neto, José MiguelMatsushima, José Adauto2024-08-222024-08-222022-06-24https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17281Esta pesquisa tem como objetivo analisar o filme Valsa com Bashir (2008), de Ari Folman, focalizando as representações do massacre de Sabra e Chatila, considerado um crime de genocídio, envolvendo palestinos, libaneses e israelenses, ocorrido em 1982, no sul do Líbano. Para a construção desta análise fílmica, articulamos a metodologia de Manuela Penafria (1999), para quem a obra é um resultado de relações e constrangimentos, no contexto de suas produções e realizações do seu meio social, cultural, político, econômico, estético e tecnológico, e mobilizamos o conceito de documentário, revisitado nas considerações teóricas de Bill Nicols, Fernão Ramos, Guy Gauthier e outros. Para tecermos considerações sobre o Sionismo, que é o nacionalismo do século XIX usando o discurso histórico para se autolegitimar, recorremos aos escritos de Edward Said (2007, 2012), Judith Butler (2017), Hannah Arendt (1999, 2012), Illan Pappé (2016), dentre outros; para pensarmos o massacre nos campos de Sabra e Chatila e a violência praticada contra as vítimas, buscamos os relatos de Robert Fisk (2007) e Amnon Kapeliok (1993). Ao fim, constatamos que as representações de Sabra e Chatila, no filme Valsa com Bashir (2008), demonstram a compreensão de um fato histórico pela memória dos seus personagens e pelos recursos de animação, ao passo que as imagens produzem e reforçam um resgate da história.porSabra e ChatilaSionismoRepresentaçõesValsa com BashirValsa com Bashir: um estudo das representações sobre Sabra e ChatilaVals im Bashir: a study of representations about Sabra and ChatilaDissertaçãoCiências Humanas - HistóriaSabra and ChatilaZionismRepresentationsVals im Bashir