Oliveira, Francismara Neves de [Orientador]Reis, Leandro Augusto dos2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13321Resumo: As significações de música e de suas práticas no contexto da formação do músicoprofessor não estão relacionadas apenas com a música e seus conteúdos formais, mas também com os mecanismos cognitivos nela envolvidos e o modo de compreender o mundo social de forma mais ampla De abordagem qualitativa, este estudo apoiou-se no método clínico-crítico piagetiano e objetivou analisar as significações de licenciandos em Música acerca da noção de música e dos papéis do músico e do professor para compreender os mecanismos do pensamento envolvidos, por meio de situações problematizadoras Assim, foram problematizadas as seguintes questões: 1) Como os licenciandos de Música significam a música e os papéis de músico e professor?; 2) Quais os mecanismos cognitivos envolvidos nas significações apresentadas por eles? A coleta de dados ocorreu por meio de um protocolo procedimental criado com o intuito de provocar elementos desencadeadores de conflitos cognitivos Participaram da pesquisa quatro licenciandos de Música de uma universidade pública do estado do Paraná, Brasil Destacaram-se, das significações dos participantes, quatro mecanismos cognitivos que, na perspectiva piagetiana, integram-se sistematicamente, sendo: Equilibração, Generalização, Dialética e Tomada de Consciência Os movimentos possibilitados pelas interrelações observadas nas significações dos participantes deste estudo revelaram-se movimentos distintos, mesmo tendo sido provocados por situações problematizadoras guiadas por uma proposta metodológica semelhante Os resultados apontaram para a importância da compreensão dos mecanismos cognitivos envolvidos nos papéis de Músico e Professor (MP), para dela declinarmos reflexões acerca do desenvolvimento do estudante de música e de ações específicas que favoreçam a educação musical tanto na escola regular quanto nos mais diversos espaços educativos Ampliar a compreensão e tomar consciência da área de conhecimento musical e dos papéis de MP exigem, por parte dos sujeitos, inúmeros questionamentos que o capacitem (re)pensar suas próprias práticas musicais e sua relação com a música Por ser a universidade um espaço privilegiado para a criação e a difusão do saber, ela exerce um papel fundamental na formação sociopolítica dos sujeitos Sua atuação exige, em contrapartida, dos músicos e professores em formação constante autocrítica e honesta reflexão, não somente para uma melhor compreensão da música e suas pedagogias, mas para formar cidadãos conscientes e reflexivos capazes de interagirem um mundo cada dia mais complexoPapel dos professoresSignificação (Psicologia)Papel dos músicosEpistemologia genéticaNoção de músicaTeacher's roleMeaning (Psychology)Musician's roleGenetic epistemologyNotion of musicMúsico na sala de aula ou professor no palco : Significações de licenciandos em música : encontros possíveisTese