Vitaliano, Célia Regina [Orientador]Prado, Danielle Nunes Martins do2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16017Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as percepções de professores de apoio e regentes sobre a atuação dos professores de apoio nas escolas municipais de ensino fundamental de um município do norte do Paraná em relação às suas práticas pedagógicas, dificuldades e necessidades, bem como se estabelecem seu trabalho de modo colaborativo para favorecer o processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) Os pressupostos teóricos que nortearam a organização desta pesquisa estão pautados nos fundamentos do movimento de inclusão educacional, especialmente em relação aos serviços e apoios necessários à organização de escolas inclusivas, para as quais têm emergido o papel do professor de apoio Metodologicamente, a pesquisa alinha-se à abordagem quantitativa e qualitativa, na modalidade de pesquisa descritiva O estudo foi desenvolvido com dois grupos de participantes: 67 professores que atuavam na função de apoio aos alunos com NEE em classes comuns do Ensino Fundamental e 64 professores regentes destas mesmas classes Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas Os dados foram organizados em quatro categorias, que permitem identificar: 1 Percepções dos professores de apoio e regentes em relação às práticas do professor de apoio em sala de aula, 2 Expectativas quanto à aprendizagem dos alunos com NEE na sala regular, 3 Dificuldades para desempenhar a função de professor de apoio e 4 Necessidades apresentadas para o desempenho da função de professor de apoio, assim como a descrição dos relatos considerados mais significativos De modo geral, os resultados indicam algumas percepções dos professores de apoio e regentes sobre a atuação dos primeiros Foi possível, por meio da categorização dos dados, identificar: o perfil desses professores; percepções sobre as práticas educativas dos professores de apoio junto aos alunos com NEE; formas de apoio aos alunos com NEE; atividades realizadas pelos alunos com NEE orientadas pelo professor de apoio; o local de atendimento aos alunos com NEE; indicadores de trabalho colaborativo entre os professores de apoio e os professores regentes, com outros docentes da escola, outros profissionais e com a comunidade externa; as orientações recebidas para realizar o trabalho de apoio aos alunos com NEE; o papel do professor de apoio; as expectativas quanto à aprendizagem dos alunos com NEE na sala regular; dificuldades e necessidades para desempenhar a função de professor de apoio Os resultados evidenciam que o trabalho individualizado na carteira junto ao aluno com NEE foi a modalidade de intervenção mais praticada pelos professores de apoio e o fundo da sala foi o local de maior predominância no atendimento a estes alunos As atividades realizadas pelos alunos com NEE junto ao professor de apoio foram, em sua maioria, as mesmas realizadas pelos colegas da turma O espaço social ocupado pelo professor de apoio revela a urgência da definição não só de seu papel como da atuação do professor regente na perspectiva da educação inclusiva exercida em colaboração Conclui-se que a oferta de formação continuada para estes professores constitui-se numa necessidade, tendo em vista esclarecer sobre as suas atribuições, ressignificar o seu papel e as suas práticas no processo de ensino-aprendizagem colaborativo junto aos alunos com NEEDeficientesEducaçãoEducação inclusivaProfessores de educação especialInclusive educationSpecial education teachersProfessor de apoio : caracterização desse suporte para inclusão escolar numa rede municipal de ensinoDissertação