Gil, Silvia Regina de Souza Arrabal [Orientador]Zanqueta, Daiane2024-05-012024-05-012021.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9856Resumo: No ambiente esportivo os valores morais estão sendo cada vez mais discutidos em competições importantes ao redor do Mundo Um desses valores é o Fair Play, que depende de algumas figuras importantes para a sua promoção, como atletas, torcedores, treinadores e árbitros, sendo a participação dos árbitros pouco explorada em trabalhos sobre o tema Definido como jogo limpo ou justo, o fair play não representa um princípio universal do que é certo ou errado Para a Análise do Comportamento é preciso identificar o contexto e os efeitos sobre o comportamento, além das regras de cada modalidade, para entender o que é considerado fair play Ainda, há um consenso de que o esporte é um meio para o desenvolvimento de valores educativos e morais, contudo, é a maneira como as habilidades esportivas serão ensinadas e praticadas que definirá se esses valores serão “bons” ou “maus” Os árbitros, em razão do papel que ocupam, são agentes importantes para a promoção de comportamentos morais no ambiente esportivo Este estudo teve por objetivo identificar e caracterizar as classes de comportamentos que compõem a classe geral “manejar comportamentos antiesportivos e de fair play de atletas de Futsal” Para tanto empregou-se como fonte de informação o Código de Ética da Confederação Brasileira de Futsal e o Livro Nacional de Regras do Futsal de 219 A caracterização foi realizada utilizando-se das etapas iniciais da Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC): a Identificação e Caracterização de classes de comportamento O procedimento foi composto por nove etapas: Selecionar e registrar trechos das obras (Etapa 1); Identificar e destacar trechos selecionados das partes que contenham componentes das classes de comportamento (Etapa 2); Registrar componentes das classes de comportamentos (Etapa 3); Derivar e registrar componentes das classes de comportamentos (Etapa 4); Avaliar a linguagem dos componentes identificados (Etapa 5); Nomear as classes de comportamento (Etapa 6); Avaliar a linguagem das classes de comportamento (Etapa 7); Organizar as classes de comportamento (Etapa 8); Categorizar as classes de Comportamento (Etapa 9) Os resultados apontaram um total de 48 trechos e 132 classes de comportamento que foram categorizadas em: Dever do árbitro e Proibido ao árbitro Observou-se que as classes de comportamento não apresentavam todos os componentes do comportamento e, por isso, foi necessário derivar os componentes ausentes Além disso, as classes eram pouco claras e objetivas Descrever todos os componentes da classe de comportamentos analisada neste estudo é importante pois permite a elaboração de intervenções mais efetivas que tenham por finalidade ensinar árbitros a desenvolverem comportamentos de fair playPsicologia do comportamnetoAnálise de comportamentoEsportePsicologiaPsicologia do esportePsychology of sportSport - PsychologyBehavior analysisFair play - GameComportamentos antiesportivos e de Fair Play : identificação dos comportamentos dos árbitros de FutsalDissertação