Meletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador]Souza, Sandra Regina Casari de2024-05-012024-05-012012.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13322Resumo: Esta pesquisa teve como finalidade mapear e analisar os índices de matrícula dos alunos com deficiência que residem no campo no estado do Paraná Para tanto, analisamos os microdados do Censo da Educação Básica disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), no período de 27 a 21 Conhecer a configuração da educação especial no campo a partir dos dados oficiais se justifica pois deles resultam as políticas diretivas para esta população Os microdados foram extraídos e tabulados por meio do software SPSS e agregados segundo: modalidade de ensino (regular, especial e EJA); localidade de residência do aluno e da escola e tipo de deficiência, visual, auditiva, física e intelectual Os resultados apontam que a interface educação especial na educação no campo tem elementos marcadamente de esquecimento, preconceito e indiferença que caracterizam essas duas modalidades da educação brasileira ao longo do seu surgimento históricoEducação especialEducação ruralDeficientesEducação inclusivaEducação básicaSpecial educationRural educationInclusive educationBasic educationDisabilityEducação especial e a escolarização de pessoas com deficiência que residem no campo : uma análise dos indicadores educacionais brasileirosDissertação