Henning, Leoni Maria Padilha [Orientador]Souza, Camila Cristina Ludovico de2024-05-012024-05-012022.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9240Resumo: O presente trabalho trata do conceito de solidariedade em Freire, na perspectiva de uma educação para libertação, passando por questões referentes à educação em tempos de pandemia Justifica-se pela necessidade de ampliarmos os estudos acerca das relações estabelecidas entre os indivíduos em nossa sociedade como um todo e que se refletem na educação O objetivo principal é o aprofundamento no conceito de solidariedade e sua relação com a promoção da transformação social por meio da educação A pesquisa é bibliográfica, tendo Paulo Freire como referência central Aponta os desafios do cenário de crise durante a pandemia e os indícios da falsa solidariedade que se manifesta neste contexto, investiga as características e possibilidades de uma solidariedade autêntica em consonância com a dialogicidade e democracia Encontra em Freire e sua perspectiva de solidariedade, importantes discussões no que concerne aos problemas concretos da escola atual, dentre eles, a exploração do trabalho docente Conclui que o tema demanda estudos mais aprofundados, mas indica pequenos avanços no entendimento do conceito, dos quais vale destacar sua interdependência com a dialogicidade, e o não determinismo, mesmo diante de condições históricas de inexperiência para solidariedadeEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasSolidariedadePandemia de COVID-19, 2020Saúde mentalEducation - BrazilSolidarityCOVID-19 Pandemic, 2020Solidariedade freiriana : contribuições ao tempo presenteDissertação