Soares, Maria Rita Zoéga [Orientador]Costa, Roberta Seles da2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10381Resumo: O Transtorno Bipolar (TB) é caracterizado por alterações de humor, as quais podem oscilar entre episódios maníacos, hipomaníacos, depressivos ou mistos Tal quadro psiquiátrico pode apresentar impacto em diversos âmbitos da vida do indivíduo, desde o profissional até o interpessoal Tanto intervenções farmacológicas, quanto psicológicas se fazem necessárias Desse modo, delineou-se um programa de intervenção analítico-comportamental para pessoas diagnosticadas com TB, envolvendo estratégias de psicoeducação e Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) A própria interação terapêutica também foi utilizada como foco de análise e intervenção, considerando os pressupostos da Psicoterapia Analítico Funcional (FAP) Além de conscientizar os participantes acerca das características do TB e sobre a importância do tratamento, buscou-se promover condições para que os indivíduos aprendessem a lidar com os próprios sentimentos sem tentar controlá-los, bem como definissem valores de vida e passassem a agir de acordo com os mesmos tanto no contexto terapêutico, quanto em ambiente natural O grupo totalizou 1 sessões e contou com 5 participantes, avaliados antes da intervenção, após e no follow-up de três meses Em cada uma dessas etapas aplicou-se a Escala Young (mania/hipomania), a Escala Hamilton (depressão) e o WHOQOL-bref (qualidade de vida) A maioria das estratégias e metáforas utilizadas foram elaboradas e adaptadas pela pesquisadora em parceria com os demais membros responsáveis pelo trabalho Essa flexibilidade quanto aos recursos da ACT indica que a mesma não se resume à utilização de estratégias e metáforas, uma vez que os princípios que a norteiam podem ser ampliados para os mais diferentes formatos de atendimento e ainda ser capaz de desenvolver repertórios comportamentais que são objetivos da proposta A adoção dos pressupostos da FAP também foi essencial para que as decisões tomadas quanto aos rumos da intervenção fossem contingentes aos comportamentos apresentados por cada participante Essa condição, favoreceu a modelagem direta e a qualidade do relacionamento entre os membros do grupo A partir da avaliação dos participantes e da equipe de pesquisa, considerou-se que as estratégias elaboradas e o formato do programa foram adequados para atender a demanda específica do grupo e desenvolver repertório para lidar com as contingências relacionadas ao TB Ademais, a avaliação demonstrou que após a intervenção houve redução nos sintomas e melhora nos aspectos físico e psicológico da qualidade de vida Observou-se correlação estatística entre o escore no domínio psicológico e a frequência nas sessões do grupo Considerando a complexidade característica de uma intervenção baseada em ACT e as demandas apresentadas pelos participantes, acredita-se que uma intervenção com um número maior de sessões poderia ser benéfica, de modo a trabalhar cada um dos pilares da ACT (aceitação, desfusão, self como contexto, momento presente, valores e ação comprometida) com mais tempo e profundidade Tal condição poderia auxiliar na modelação de repertórios comportamentais relevantes tanto para a dimensão intrapessoal, quanto para a interpessoal de cada participante, favorecendo o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis e a melhora na qualidade de vidaAnálise do comportamentoTranstorno bipolarHumor (Psicologia)Behavioral analysisBipolar disordersMood (Psychology)Transtorno bipolar : contribuições de uma intervenção analítico-comportamental em grupoDissertação