Cunha, Maria de Fátima da [Orientador]Camata, Estela de Fátima2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14489Resumo: Esta Dissertação de mestrado tem como objetivo apresentar uma discussão referente à Formação Continuada do Professor de História no Programa de Desenvolvimento da Educação-PDE, sua participação, sua atuação, seu compromisso, sua postura durante o processo Trazendo para o debate autores que nos levem a refletir sobre o processo ensino aprendizagem e a produção de conhecimento no Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná, propondo como centro das discussões, leituras, autores que reflitam e tenham como prática educativa a possibilidade de tornar a “aprendizagem significativa” um instrumento de aprendizagem no ensino de História, tornando, assim, a disciplina teórica em prática para a vida dos alunos Desta forma, investigamos as narrativas produzidas pelos professores através da aplicação de um instrumento investigativo e, posteriormente através do Grupo Focal, o que significou para o professor PDE a experiência de participar de uma Formação Continuada que lhe deu a oportunidade de se afastar de suas atividades para estudo, retornando à academia e como esta experiência influenciou sua prática pedagógicaHistóriaFormação de professoresHistóriaEducação permanenteTeacher trainingHistoryVozes na história : formação continuada do programa de desenvolvimento educacional (PDE-Londrina)Dissertação