Panichi, Edina Regina Pugas [Orientador]Francisco, Eva Cristina2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12657Resumo: O desvelar do processo criativo tem atravessado as fronteiras dos gêneros e das artes e os caminhos percorridos para a chegada ao produto final têm aberto maiores possibilidades de análise para sua investigação Pesquisas contemporâneas no âmbito da Crítica Genética demonstram que a criação artística envolve procedimentos que estão além de textos manuscritos Toda obra pode ser considerada uma reescritura e essa reescritura demonstra o próprio desenvolvimento como obra de arte, pois, cada texto, seja ele em seu mais particular gênero, demanda um percurso, muitas vezes minucioso, até chegar à conclusão Assim, a pesquisa proposta visa a investigar o processo criativo fílmico por meio da análise dos elementos constituintes do filme, bem como documentos de processo utilizados para a feitura de uma narrativa cinematográfica sendo estes o roteiro filmado, fornecido pela assessoria do diretor do filme, e o DVD contendo o making of, cenas cortadas, entrevistas, etc Sendo o roteiro um texto escrito que será traduzido para a linguagem audiovisual em sua essência, o diretor/roteirista deve optar pela melhor palavra, o melhor diálogo, o ator mais adequado para aquele personagem, os personagens mais interessantes para compor a trama, o melhor início/fim, a melhor música para marcar a história central, isto é, um ato permanente de tomadas de decisão Por depender do desempenho simultâneo de diversos artistas e profissionais, pode-se afirmar que o cinema é uma arte coletiva Por isso as investigações acerca da linguagem cinematográfica (movimentos de câmera, enquadramentos, angulações), desempenho dos atores, sonoplastia, simbologia e textos imagéticos, para citar alguns, também influenciam e (re)criam o filme, fazendo parte de sua gênese Para a realização do estudo, é feita uma pesquisa sobre a transmutação da linguagem narrativa literária para a fílmica Utilizamos como corpus o filme Primo Basílio (27), dirigido por Daniel Filho e roteirizado por Euclydes Marinho, obra esta transposta do romance de Eça de Queirós (1878) A partir do diálogo entre os pressupostos da gênese da criação, de conhecimentos teóricos sobre cinematografia e da teoria sobre a tradução intersemiótica, é possível investigar o trajeto seguido para que o filme pudesse chegar ao espectador Com esse estudo, mostramos que nem só documentos físicos de processo, mas também documentos digitais, a leitura crítica de imagens e recursos utilizados na produção cinematográfica podem expor boa parte desse caminho e muito dizer sobre o autor/diretorCinema e literaturaCriação (Literária, artística, etc.)Linguagem cinematográficaCrítica genéticaTradução e interpretaçãoCreation (Literary, artistic, etc.)Tradução como recriação : o texto cinematográficoTese