André, Richard GonçalvesMaia, Olívia Ricetto de Oliveira Barros2024-08-222024-08-222022-04-27https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17278O objetivo deste trabalho é compreender as apropriações do Budismo na obra do poeta Allen Ginsberg, tendo como periodização 1972 até 1977. Como fonte primária, são utilizados três poemas presentes na obra Mind Breaths, baseando-se metodologicamente nas proposições de Antonio Candido Mello e Souza acerca das relações entre literatura e sociedade, bem como outros autores. No tocante à fundamentação teórica, é usado o conceito de apropriação segundo Michel de Certeau e Roger Chartier. No decorrer da dissertação, considera-se o contexto histórico em que o autor viveu, marcado pela contracultura e pelo autoritarismo do Macartismo, as características da geração beat e a forma com que o Budismo foi apropriado e representado nos poemas. A partir da fonte em questão, é possível compreender o movimento que o autor construiu em seus trabalhos, deslocando-se do Budismo Zen para o repertório do Budismo Tibetano, mobilizando as ideias da geração beat como forma de resistência política.porGinsbergBudismoGeração beatLiteraturaContraculturaApropriações do budismo em Mind Breaths (1972-1977) de Allen GinsbergAppropriations of buddhism in Mind Breaths (1972-1977) by Allen GinsbergDissertaçãoCiências Humanas - HistóriaGinsbergBuddhismBeat generation;LiteratureCounterculture